A Associação Paulista de Supermercados (Apas) calcula que a venda de bacalhau aumentará 5% nesta Páscoa, na comparação com 2008. As projeções otimistas são atribuídas à proximidade da data com o período de pagamento, no início de abril, e também à temperatura mais amena do que a registrada no ano passado, quando a data foi celebrada vinte dias antes.
"No início do mês, as pessoas têm mais dinheiro no bolso e, no clima mais frio, compram mais alimentos. Além disso, os consumidores das classes C e D estão com poder aquisitivo maior e passaram a comprar itens em maior escala, ajudando a sustentar também as vendas de bacalhau", analisa Martinho Paiva Moreira , vice-presidente de Comunicação da associação.
Entretanto, o produto está mais caro do que no ano passado. Segundo a entidade, devido à influência do câmbio e à conseqüente redução dos estoques, o aumento do preço do bacalhau pode variar entre 5% e 18%, de acordo com o tipo do peixe. "Apesar da crise econômica, esperamos um consumo acima do observado em 2008, porque comer bacalhau na Páscoa faz parte da tradição do brasileiro."
No período, a venda de produtos como batata, ovo, azeitona, leite de coco e azeite-de-dendê acompanharão a alta da procura pelo peixe. Em razão do preço mais baixo, o tipo de bacalhau mais consumido no Brasil é o Saithe. Este ano, a média do valor cobrado pelo quilo do produto é de R$ 19. O bacalhau do Porto, mais nobre, é vendido entre R$ 49 e R$ 79.
Rio
A expectativa dos comerciantes no Rio de Janeiro para a chegada da Páscoa é grande. Pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas (CDL) aponta que o volume de vendas na data será até 7% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Além da venda de chocolate, a entidade identificou que os segmentos de brinquedos, vestuário, calçados e bolsas, celulares e CDs também registram crescimento.
Na pesquisa, 500 lojistas da cidade do Rio de Janeiro foram ouvidos, e também citaram papelaria, perfumaria e cosméticos, jóias e bijuterias, eletrodomésticos e utensílios para o lar como segmentos com boas perspectivas de vendas. Para Aldo Gonçalves, presidente do CDL, "o comércio está apostando na Páscoa com um novo filão, oferecendo uma gama diversificada de produtos, não apenas o tradicional ovo de Páscoa". A expectativa é de que a data alcance ganhos equivalentes aos de um segundo Dia dos Namorados.
Veículo: DCI