Pescadores esperam superar em 30% as vendas

Leia em 2min 40s

As nuvens escuras que cobriram o céu da Capital espantaram o público do lançamento da 229ª Feira do Peixe, realizada ontem, na Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada. Apesar disso, ainda era possível ver crianças se divertindo com seus caniços artesanais, tentando fazer com que algum peixe desavisado fosse fisgado, e famílias saboreando um filé frito, enquanto admiravam o movimento das águas escuras do Guaíba.
 
 
 
A expectativa é de que neste ano o recorde de vendas da feira seja superado. No ano passado, o evento alcançou o maior volume de todas as edições, comercializando 240 toneladas de pescado, um aumento de 12% nas vendas em relação ao ano anterior. Em 2007, a feira finalizou com a comercialização de 215 toneladas de pescados.

 

A feira acontecerá de 7 a 10 de abril, no largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, e de 6 a 10 de abril, na Esplanada da Restinga, no Extremo Sul da Capital. Para o titular da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim, a ausência dos camelôs na Praça XV é um atrativo a mais. "A cada ano, a feira se atualiza, se supera, se moderniza, mantendo as características que fizeram dela um sucesso. Em 2009, depois de mais de 30 anos, teremos as ruas liberadas no Centro, com estacionamento para quem quiser fazer suas compras na feira", destaca.

 

Durante o lançamento, o peixe na taquara foi a grande estrela do tradicional almoço. A tainha, um dos mais vendidos, era servida temperada com limão e sal e assada de forma artesanal, diretamente na taquara. "Mais importante do que aumentar o número de pessoas que frequentam a feira, é aumentar o consumo de peixe, que é muito importante para a saúde", afirma Cecchim.

 

O prefeito José Fogaça esteve no almoço e destacou a tradição do evento, a ampliação da área da feira no Glênio Peres e a integração com o Mercado Público. "São 229 anos, não é uma tradição qualquer, mas uma das mais consistentes e enraizadas na cultura da cidade. A área física é a maior de todos os tempos para melhor atender ao consumidor, com mais conforto, oferta e melhores preços", define.

 

O evento teve ainda uma feira de artesanato produzido na colônia e um concurso de pesca infantil que mobilizou os aspirantes a pescadores. "A expectativa é muito boa. Temos um trabalho em conjunto com a prefeitura que é crescente. Estamos resgatando a história da colônia, da feira e dos pescadores de Porto Alegre", afirma o presidente da colônia Z5, Wilmar Coelho. Filho e neto de pescadores, Coelho acredita que haverá aumento nas vendas. "Nós temos bastante pescado e um produto de muito boa qualidade. Acredito que teremos um aumento de 20% a 30% nas vendas neste ano. Não tenho dúvidas de que a feira oferecerá peixes muito bons com ótimos preços", ressalta. A 229ª Feira do Peixe terá 72 bancas, 66 de pescado, duas de peixe vivo e três pontos-de-venda com lanches.

 

Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

BNDES é a âncora das redes de varejo para financiar expansão

A restrição ao crédito nas instituições financeiras privadas provocou uma invers&atil...

Veja mais
Aurora para unidade e demite em SC

A Coopercentral Aurora anunciou ontem a paralisação do abatedouro de suínos em Joaçaba, no m...

Veja mais
Avicultura: Com isenções fiscais, PR volta a investir

 A correção do sistema drawback , pelo governo, na última quarta-feira, incluindo o setor do a...

Veja mais
Independência busca alternativa à recuperação

A possibilidade de recuperação extra-judicial pode ser uma alternativa para agilizar a retomada dos neg&oa...

Veja mais
Corol Beef pode começar a sair do papel

A Corol, de Rolândia, norte do Paraná, decidiu investir em carnes em 2005, pouco antes da ocorrência ...

Veja mais
Marfrig dá início à operação de abate de cordeiro no país

A Marfrig inicia amanhã (sábado) sua primeira operação de abate de cordeiros no Brasil. A pl...

Veja mais
Governo estuda dar prazo adicional para que frigoríficos paguem dívidas

O governo estuda a possibilidade de conceder prazo adicional para que os frigoríficos paguem as dívidas co...

Veja mais
Marfrig começa abate de ovinos no País e amplia capacidade

O frigorífico Marfrig informou ontem que iniciará neste sábado a operação de cordeiro...

Veja mais
Preços reagem com fechamento de frigoríficos

O fechamento de frigoríficos no País reduziu a oferta de carne bovina no mercado e provocou uma forte rea&...

Veja mais