Comerciantes diminuíram lucro para incentivar consumo.Expectativa é de que vendas aumentem 40% na Semana Santa.
Com a chegada da Páscoa, aumenta a procura por peixes, principalmente o bacalhau, para o almoço tradicional da sexta-feira da Paixão. No Mercado Municipal da Cantareira, no Centro de São Paulo, o preço do peixe está 10% mais barato que em 2008.
Segundo os comerciantes, o valor menor se deve à baixa procura pelos consumidores. Para conseguir vender o bacalhau e não ficar com produtos perdidos, os comerciantes têm diminuído a margem de lucro, e consequentemente o preço.
Com isso, os consumidores podem encontrar o bacalhau por valores entre R$ 32 e R$ 45 o quilo, dependendo do tamanho do peixe. Os comerciantes devem estar atentos e não comprar peças com muita umidade, manchas vermelhas ou pintas pretas.
A expectativa dos comerciantes é que, com os preços mais baixos, as vendas aumentem 40%. Mas isso só para o bacalhau. Quem procura peixes frescos como pescada, salmão e cação terá que desembolsar um valor cerca de 10% mais alto que no ano passado.
Veículo: Portal G1