O Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, decidiu, por unanimidade, elevar em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic). Com isso, os juros no país sobem de 9,5% para 10,25% ao ano. Da última vez que o BC elevou o juro básico no país, em abril, a alta também foi de 0,75 ponto percentual, quando a taxa subiu de 8,75% para 9,5% ao ano.
A partir de janeiro de 2009, o BC passou a fazer cortes gradativos na Selic até julho de 2009, quando o percentual foi cortado em 0,5 ponto, para 8,75%. Desde então, o Copom se reuniu mais sete vezes (em setembro, outubro e dezembro de 2009, janeiro, março, abril e agora em junho de 2010). De janeiro a julho de 2009, a redução na taxa básica foi de 5 pontos percentuais.
O aumento de juros foi em linha com as previsões do mercado, que já projetavam uma elevação para conter pressões inflacionárias decorrentes do superaquecimento da economia.
A justificativa do comitê para a decisão anunciada, neste 9 de junho, foi a seguinte:
"Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias ao cenário prospectivo da economia, para assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 10,25% ao ano, sem viés."
A próxima reunião do Copom ocorre nos dias 20 e 21 de julho.
Veículo: Portal O Globo