Terceira data em frequência de público nos centros de compra, o Dia dos Namorados (12) deve alavancar em 10% a atividade comercial de junho, em comparação aos dados do mesmo mês de 2010, espera a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
A alta expectativa corresponde a um fato destacado pela entidade: Os varejistas de shopping centers não sentiram o impacto das medidas políticas de combate à inflação. As empresas continuam a investir e os consumidores, a comprar, como afirmou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. "Não temos conhecimento de ninguém que tenha feito redução em encomendas", disse o representante. Sahyoun, porém, reconhece que pode ter havido desaceleração nas vendas de produtos com maior valor agregado, embora o setor tenha se mantido estável de modo geral.
Em todo o ano de 2011, a expectativa da Alshop é de crescimento de 9% a 11%, em vendas, nos centros de compras do Brasil. No ano passado, a alta na atividade comercial foi de 10%, em relação a 2009.
O presidente da Alshop considera que a abertura de capital praticada no setor de shopping centers e entre varejistas têm fortalecido o grupo econômico. De acordo com Sahyoun, o Brasil tem 124 shoppings em construção e 90 em fase de projeto, devendo levantar uma média de 35 a 40 unidades por ano.
Campanhas românticas
Aproveitando a boa conjuntura do setor e a proximidade do Dia dos Namorados, os centros de compra realizam campanhas publicitárias e promoções para atrair casais às compras, na semana da data comemorativa.
O Morumbi Shopping, na capital de São Paulo, atua com a campanha "Em SP o amor acontece em cada esquina", na qual, a cada R$ 300 em compras, os clientes concorrem ao sorteio de dois Jeeps Wrangler.
O cliente recebe uma plaquinha de rua em miniatura, com os nomes do casal escritos, e um cupom pra concorrer. A campanha, que começou ontem, é desenvolvida pela agência Mood e foca em dois endereços de São Paulo: Oscar Freire e Augusta.
"A ação é uma forma de comemorar a data e homenagear São Paulo como a cidade que une os casais", disse a gerente de Marketing do Morumbi Shopping, Kátia Ardito.
No nordeste, quem atua nesse sentido é o Shopping Recife, que apostou no ambiente virtual. Com mais de 13 mil seguidores no Twitter, o centro de compras entrou para o Facebook, onde lançou um jogo eletrônico para o Dia dos Namorados.
O passatempo apresenta beijos clássicos de cinema, para que o usuário vote naqueles com que mais se identifica. A escolha gera um link no mural do internauta. Os cinco links mais clicados, até o dia 15 de junho, devem receber prêmios.
Veículo: DCI