Perspectiva de crescimento do PIB e da renda são chamariz, diz estudo sobre emergentes
O Brasil é o mercado mais atraente para empresas varejistas que buscam oportunidades em países emergentes.
A informação consta do relatório elaborado pela consultoria ATKearney, que analisou as condições econômicas em 30 países emergentes, entre eles o Brasil.
"Com isso, o Brasil entra com maior força no radar de grupos varejistas internacionais", diz Markus Stricker, sócio da ATKearney no país.
O estudo leva em consideração os riscos econômicos e políticos, a atratividade e a saturação do mercado e a diferença entre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e o do varejo.
De acordo com Stricker, as oportunidades se concentram nas redes varejistas de alimentos, vestuário e eletroeletrônicos.
"As perspectivas de crescimento para o futuro e a continuidade do aumento de renda das famílias facilitam os investimentos de médio e longo prazos no Brasil. Outro ponto importante são as melhorias na infraestrutura brasileira, o que indica horizonte positivo."
A lista conta ainda com mais três países sul-americanos: Uruguai, Chile e Peru. De acordo com Stricker, isso é resultado da expressiva melhora no desenvolvimento da região.
"Cada vez mais, os consumidores desses mercados passam a adquirir produtos de maior valor", afirma.
A China, que liderou a edição anterior, caiu para a sexta posição. Segundo Stricker, a queda de atratividade do país asiático se deve à entrada de grupos estrangeiros, o que acabou acirrando a competitividade e saturando o mercado local.
Veículo: Folha de S.Paulo