Classe média incorpora mais 31 milhões

Leia em 5min 10s

Perfil da Secretaria de Assuntos Estratégicos mostra que 52% são brancos e 63% têm mais de 25 anos.


 
Na última década, a classe média recebeu o ingresso de 31 milhões de pessoas e se tornou o estrato social mais volumoso

 

Perfil elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República revela que a nova classe média brasileira, formada por 95 milhões de pessoas, tem a maioria feminina (51%) e branca (52%) e é predominantemente adulta, com mais de 25 anos (63%).

 

Os dados são da Pesquisa de Amostra Domiciliar (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) antes do Censo 2010, e agora recompilados pela SAE para estabelecer o perfil da classe C - que, na última década, teve o ingresso de 31 milhões de pessoas e se tornou o estrato social mais volumoso. A renda familiar da classe média varia de R$ 1 mil a R$ 4 mil mensais.

 

O perfil da nova classe média é tema do seminário que o governo promoveu ontem, em Brasília, para estabelecer novas políticas sociais para o segmento.

 

Segundo os dados, a nova classe média é majoritariamente urbana (89%) e, em sua maioria, está em três regiões brasileiras: Sul (61%), Sudeste (59%) e Centro-Oeste (56%). O percentual da população nesse estrato social é maior em cidades de pequeno porte (45%), com menos de 100 mil habitantes, do que em regiões metropolitanas (32%) e em cidades de médio porte (23%).

 

Os dados educacionais revelam que 99% das crianças e adolescentes (7 a 14 anos) da classe média freqüentam a escola. A proporção é a mesma que a da classe alta. A freqüência escolar nas faixas etárias mais elevadas é, no entanto, comparativamente menor. Na classe alta, 95% dos jovens de 15 a 17 anos e 54% dos adultos de 18 a 24 anos freqüentam escola; enquanto, na classe emergente, os percentuais caem para 87% e 28%, respectivamente.

 

Apesar do perfil escolar mais baixo, a SAE afirma que a classe C tem buscado incrementar a formação escolar. Segundo o secretário executivo da SAE, Roger Leal, o total de anos dedicados ao estudo é maior que no passado, e a classe C tende a se beneficiar da melhoria da qualidade no ensino. Para ele, é natural a junção entre um acesso mais amplo à educação e um espaço maior no mercado de trabalho.

 

Conforme a SAE, seis em cada dez pessoas da classe C estão empregadas. A maioria dessas tem registro formal (42% com carteira assinada e 11% como funcionário público); 19% trabalham sem registro; outros 19% trabalham por conta própria; 3% são empregadores; e 6% não são remunerados. O perfil de formalização da classe C (53%) está acima da média nacional (47%), mas, na classe alta, o índice de formalização é maior, 59%.

 

"O fato de a pessoa chegar à classe média, de ter tido um incremento do rendimento, experimentado alguma ascensão social, não significa dizer que houve formalização do emprego", pondera Leal, ao destacar que não há uma relação rigorosa entre a melhoria da qualidade de vida e a legalização do vínculo empregatício. "Isso não quer dizer que o combate à pobreza gere formalização do emprego".

 

Ainda conforme os dados compilados da Pnad 2009, três quartos da classe C moram em casa própria, sendo 99% dos domicílios de alvenaria ou madeira aparelhada; com forro ou cobertura de laje, telhado ou madeira aparelhada. (ABr)

 

Mais gastos com alimentação, habitação e vestuário

 

As famílias da chamada nova classe média (classe C), estrato de 95 milhões de pessoas, com 31 milhões emergentes na última década, gastam mais de sua renda com alimentação, habitação, vestuário, higiene e cuidados especiais, assistência à saúde, fumo e serviços pessoais do que as famílias da classe alta (classes A e B).

 

Os dados são da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram usados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República para estabelecer o perfil da classe C. A informação foi analisada ontem por especialistas em políticas sociais, em seminário sobre a nova classe média que a SAE e o Ministério da Fazenda promovem em Brasília.

 

De acordo com o governo, formam a classe média as famílias com rendimento de R$ 1 mil a R$ 4 mil. Segundo o secretário executivo da SAE, Roger Leal, "a academia vem legitimando" essa faixa de renda como de classe C. "Os diferentes parâmetros usados não fogem muito dessa faixa", disse. Ele reconhece, no entanto, que um intervalo de renda que começa com valor inferior a dois salários mínimos (R$ 1.090) pode ser contestado. "Sempre a definição de limites é passível de discussão", admitiu.

 

Leal pondera que a faixa comporta grande variação de potencial de consumo, desde domicílios que têm R$ 250 de renda familiar per capita até domicílios com R$ 1 mil (média de quatro pessoas por domicílio) de renda. "Dentro dessa banda, há diferentes patamares e variações. Eu não estou querendo dizer que aquele que recebe R$ 250 é igual aquele que recebe R$ 1 mil", disse, ao destacar a heterogeneidade do potencial de consumo.

 

Para o secretário executivo da SAE, a classe C se beneficiou das políticas sociais que, desde 2003, diminuíram a desigualdade. Conforme os dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad), de 2009, a taxa de crescimento na renda per capita dos 10% mais pobres foi cerca de quatro vezes acima da taxa de crescimento entre os 10% mais ricos da população.

 

Leal reconhece, no entanto, que o país ainda é desigual e não conseguiu eliminar a pobreza. "A ascensão significativa não afastou a possibilidade de extrema pobreza. Por isso, o Plano Brasil sem Miséria", disse, fazendo referência ao programa lançado pelo governo em junho. (ABr)

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Classe média vai consumir R$ 1 trilhão

A classe média brasileira, composta por famílias que ganham em média R$ 2.295, tem um potencial de ...

Veja mais
Cresce parcelamento no cartão

Ritmo de crescimento das compras financiadas é maior que das compras à vista no plástico   D...

Veja mais
Injustiça na exportação

Exemplo claro da falta de incentivo para a redução do preço dos produtos agrícolas no pa&iac...

Veja mais
Cláusulas sociais em acordo com Mercosul preocupam empresas

A pressão da União Europeia (UE) para incluir cláusulas sociais, ambientais e trabalhistas num futu...

Veja mais
Mercado de consumo aquecido atrai empresas

Examinando o mercado de consumo, é notória a turbulência embalada em uma grande onda de exuberâ...

Veja mais
Crédito caro prejudica o comércio

Depois de se manter estável em junho, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio apresentou, em ...

Veja mais
Chineses ameaçam retaliar importações brasileiras

As relações entre China e Brasil relativas ao comércio internacional de celulose e papel azedaram n...

Veja mais
Crédito ao consumidor segue em desaceleração

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor manteve estabilidade em junho, ao avanç...

Veja mais
BID pede para Brasil acabar com tarifas de importação de produtos colombianos

Decidida a evitar o exemplo do México, que vem sofrendo com a desaceleração econômica de seu ...

Veja mais