Apex quer estreitar relações com o Oriente Médio

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Agência selecionou como mercados-foco na região a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar.



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, realiza no próximo dia 10 de novembro, em São Paulo, o Seminário Mercado Foco Oriente Médio, que apresentará as tendências e perspectivas econômicas na região, com o objetivo de posicionar os empresários brasileiros sobre as oportunidades de negócios em países como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar.

O seminário será realizado às 9 horas, na sede da Câmara Árabe, e é destinado aos empresários brasileiros dos setores de moda, casa e construção; alimentos, bebidas e agronegócios; máquinas e equipamentos. Haverá palestras técnicas sobre como identificar as melhores oportunidades de negócios no Oriente Médio e acessar esse mercado, com "dicas" de como negociar na região, além de depoimentos de empresários brasileiros que já operam no Oriente Médio. Depois das apresentações, gestores da Apex-Brasil e da Câmara Árabe atenderão individualmente os participantes, esclarecendo dúvidas e avaliando opções de negócios para seus produtos.

"Vamos falar sobre as oportunidades de mercado para produtos e serviços brasileiros nessa região e quais as soluções que a Apex-Brasil oferece para facilitar os negócios não só dos empresários que desejam negociar no Oriente Médio, mas, também, daqueles que estão preparados para aumentar as suas exportações na região", explica o coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Novos Produtos da Apex-Brasil, Juarez Leal.

Para participar, é preciso se inscrever até o dia 4 no site da Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br). Mesmo quem não estiver na cidade de São Paulo poderá se inscrever e acompanhar o seminário via webcasting. A transmissão começa às 9 horas do dia 10 e contará com chat para que as perguntas dos empresários aos palestrantes possam ser feitas por meio do próprio sistema de webcasting. "Isso vai potencializar a disseminação de informações entre o empresariado e estimular as exportações das empresas do todo o Brasil", comenta Juarez Leal.

Durante o seminário, estarão abertas inscrições para a Missão Empresarial do Brasil ao Oriente Médio (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), que será realizada de 12 a 16 de fevereiro de 2012, liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As empresas do setor de casa e construção também poderão se inscrever para Feira Big 5, marcada para 21 a 24 de novembro, em Dubai.


Serviços e produtos - A Apex-Brasil oferece uma série de serviços e produtos para os empresários que querem se instalar ou consolidar negócios no mercado árabe. O Centro de Negócios (CN) de Dubai é uma importante plataforma de apoio para as empresas brasileiras no Oriente Médio.

O CN Dubai está localizado na Jebel Ali Free Zone, maior e mais importante complexo logístico da região, onde se concentram mais de 6 mil empresas de 120 países, trabalham mais de 135 mil pessoas e que movimenta um volume anual de negócios totaliza US$ 37 bilhões. O Centro de Negócios da Apex-Brasil para a região possui ainda um escritório de apoio localizado no Emirates Towers, entre o Dubai International Financial Center e o Centro de Convenções de Dubai, e outro na região empresarial de West Bay, em Doha, Catar.

Em 2010, o CN atendeu 130 empresas, número já superado entre de janeiro e setembro de 2011. A estimativa é encerrar o ano com cerca de 200 empresas atendidas. "Entre as atividades de apoio oferecidas às empresas brasileiras interessadas em iniciar ou expandir seus negócios no Oriente Médio destacam-se estudos de inteligência comercial, apoio ao estabelecimento local e à promoção comercial, incluindo identificação de soluções financeiras de financiamento e de investimento, além de apoio nas relações institucionais e governamentais", explica o gerente do CN Dubai, Sidney Alves Costa.

A participação do Oriente Médio nas vendas externas brasileiras passou de 2,5%, em 2000, para 5,2%, em 2010. Com esse avanço, a região passou da 7ª para a 5ª posição entre os maiores parceiros comerciais do Brasil, segundo estudo de inteligência comercial e competitiva da Apex-Brasil.

O estudo identificou que as exportações brasileiras para o Oriente Médio estão concentradas, basicamente, na Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes. Em 2010, os três países responderam por cerca de 70% das exportações brasileiras para o Oriente Médio.


Veículo: Diário do Comércio - MG


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