Crise externa deve frear os gastos dos gaúchos para o Natal

Leia em 3min

Os consumidores gaúchos pretendem comprar, em média, 6,1 presentes neste Natal, destinando R$ 406,00 para esta finalidade. A intenção de gastos para este ano se assemelha ao valor utilizado pelos consumidores no Natal de 2010. Na opinião do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, isso ocorre pela incerteza do cenário internacional e pela cautela no comprometimento a longo prazo. "O Brasil está passando por um processo de desaceleração, o que faz com que as pessoas ajam de forma mais conservadora, evitando compras que comprometam a sua renda durante um grande período de tempo", aponta o presidente.

Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Fecomércio-RS para diagnosticar a intenção dos consumidores para as compras natalinas. Foram entrevistadas 384 pessoas em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Ijuí, principais cidades de cada uma das cinco macrorregiões do Estado.

Com relação ao número médio de presentes a serem comprados - 6,1 - o levantamento indicou que as mulheres comprarão mais. Enquanto elas manifestam a intenção de adquirir 6,6 unidades, os consumidores do sexo masculino dizem que vão comprar, em média, 6,2 presentes.

Na análise quanto ao número médio de presentes por classe social, os integrantes da classe A pretendem comprar um maior número de presentes (9,7), seguidos pelos da classe B (7,7). No entanto, os consumidores da classe D (5,9) pretendem adquirir uma quantidade levemente maior do que as da classe C (5,7). Já os pertencentes à classe E manifestaram a intenção de comprar uma média de 4,5 presentes.

O levantamento da Fecomércio-RS mostra que, quanto às intenções de gastos individuais, a maior concentração de respostas (14,1%) está na faixa entre R$ 251,00 e R$ 300,00. A segunda maior concentração, com participação de 13,3%, situa-se entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Em termos de gênero, os homens gastarão mais (R$ 425,98, em média) do que as mulheres (R$ 393,37, em média), e como comprarão menos itens, deverão ter um presente médio (R$ 80,73, em média) mais caro do que o dado pelas mulheres (R$ 61,85, em média).

Ao analisar o comportamento dos consumidores da principal cidade de cada uma das cinco macrorregiões do Estado, a pesquisa apontou que Santa Maria tem a maior intenção de gasto médio, com R$ 472,66. Pelotas aparece na segunda posição, com intenção de R$ 414,80, seguida por Caxias do Sul, onde os consumidores devem gastar uma média de R$ 410,15 com presentes. Porto Alegre figura na quarta posição, com gasto médio de R$ 403,82, e Ijuí em último, com a intenção de gasto de R$ 324,74.

Os tipos de presentes com maior frequência nas respostas de intenção de compra são vestuário (78,4%), brinquedos (46,9%), calçados (30,2%), perfumes/cosméticos (6,5%), eletroeletrônicos (5,5%), celular (5,2%), artigos de decoração (3,6%), CDs/DVDs (2,6%), bicicletas (2,3%) e relógios/joias (2,1%). Quanto ao local onde serão realizadas as compras de Natal, a grande maioria (78,4%) vai buscar as lojas do centro das cidades. Os shoppings são o segundo local mais citado (12,5%), seguidos pelas lojas de bairro (8,6%) e camelôs ou centros populares de compras (6,3%).

Em relação às formas de pagamento, 62,8% responderam que devem pagar à vista pelas compras de Natal e 36,2% a prazo. Entre os consumidores que disseram optar pelo pagamento a prazo, a maior concentração de respostas se dá entre 4 e 6 parcelas (52,5%), seguidas pelo parcelamento de 1 a 3 vezes (36,7%), mais de 10 vezes (6,5%) e, por fim, de 4 a 5 vezes (4,3%). Sobre o uso do 13º salário, as compras de presentes foram citadas por 46,6% dos entrevistados, seguida pelo pagamento de contas do mês (41,4%) e poupar (37%).



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Varejo aposta que parte do 13° ficará nas compras

A entrada de recursos do 13º salário, que tradicionalmente ajuda a movimentar a economia e, sobretudo, as ve...

Veja mais
Economia deve retomar impulso em 2012

Com projeção negativa do PIB para o 3º trimestre, nível de atividade tende a aumentar no ano q...

Veja mais
Liquidação também garante janeiro bom

Planejamento correto da promoção de verão atrai novos consumidores à loja e serve, até...

Veja mais
Analistas criticam mudança silenciosa do IPCA e preveem inflação menor

IBGE não divulgou a mudança no cálculo do indicador com aviso prévio; aposta para infla&cced...

Veja mais
Franceses ampliam investimentos no Brasil

Com o menor consumo dos Estados Unidos e de toda a Europa devido à crise das dívidas públicas, a Fr...

Veja mais
Apesar da cautela, empresas estão otimistas

A crise internacional não tirou o otimismo das empresas no Brasil. Mesmo cautelosas, elas traçam seus plan...

Veja mais
Exportação de industrializados é irreal

Pelo critério adotado pela OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil superestima o pes...

Veja mais
Para analistas, BC cortará juro em mais 0,5 ponto

Economistas acreditam que desaceleração do ritmo de atividade respalda decisão do Copom por mais um...

Veja mais
Zoom disputa espaço em comparação de preços

Depois de o Google anunciar em outubro o lançamento no Brasil do Google Shopping, serviço de busca e compa...

Veja mais