O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Rafael Costa Lima, manteve ontem, em 0,80%, a previsão para a taxa geral de inflação de janeiro na cidade de São Paulo. A decisão de continuar com o número projetado foi tomada no mesmo dia em que Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) anunciou que a taxa do IPC ficou em 0,79% na segunda quadrissemana do mês, um pouco inferior a expectativa de 0,82% de Costa Lima.
O número da segunda quadrissemana de janeiro superou, entretanto, a taxa de 0,75% da primeira leitura do mês. Representou também o resultado mais alto para o IPC desde a segunda quadrissemana de fevereiro de 2011, quando a taxa foi de 0,95%.
Para Costa Lima, a despeito de continuar em um nível ainda elevado, o comportamento do grupo Alimentação entre a primeira e a segunda quadrissemanas do mês ajudou a evitar uma aceleração maior da inflação geral. No período, a alta do conjunto de preços diminuiu, de 1,86% para 1,71%, e respondeu sozinha por 0,39 ponto percentual (49,32%) do resultado geral do IPC.
Segundo o coordenador, a Alimentação subiu menos por conta dos movimentos de desaceleração dos subgrupos de Industrializados e Semielaborados. No primeiro, a alta passou de 1,20% para 0,92%. Quanto aos Semielaborados, a elevação captada pela Fipe diminuiu, de 2,95% para 2,34%, com destaque para o comportamento dos preços da carne bovina, cuja variação positiva passou de 4,70% para 3,21%.
Para o coordenador, ainda é difícil dizer qual das forças da Alimentação predominará, mas a Fipe trabalha com a expectativa de novas altas menores para o grupo na sequência do mês. Para a terceira quadrissemana, o instituto aguarda uma variação positiva de 1,49% para o conjunto de preços, que ajudaria o IPC a ficar no nível de 0,80%. Para o fechamento de janeiro, a estimativa é de que o grupo suba 1,25%.
A despeito da taxa geral de inflação ter vindo abaixo da previsão da Fipe na segunda quadrissemana, Costa Lima diz que o cenário ainda é de um IPC bastante elevado. "Não teve ainda uma mudança de panorama", avaliou o especialista.
Veículo: DCI