Após o recuo registrado em março, a confiança do consumidor paulistano voltou a subir em abril, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Neste mês, o indicador atingiu 165 pontos, aumento de 0,3% na comparação com os 164,4 pontos registrados no mês de março. A escala do Índice de Confiança do Consumidor varia de zero a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos.
O levantamento revelou que otimismo é maior entre pessoas com renda superior a 10 salários mínimos e entre o público feminino. De acordo com a FecomercioSP, a elevação da massa salarial e a segurança em relação ao emprego sustentaram a confiança dos consumidores da cidade de São Paulo em abril.
Neste mês, os dois indicadores que compõem o ICC tiveram pequenas altas. O Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea), que mede o grau de satisfação com o momento atual da economia, subiu 0,5% ao passar de 162,4 pontos em março para 163,2 pontos em abril. Nesse grupo, destaca-se o avanço de 2,8% na confiança dos consumidores com renda superior a 10 salários mínimos. Na direção contrária, o recorte com 35 anos ou mais indicou uma percepção negativa e assinalou queda de 1,6% no otimismo dos consumidores paulistanos.
Já o Índice de Expectativa do Consumidor (Iec), grupo que mede a percepção futura dos consumidores, avançou 0,2% em abril, atingindo 166,2 pontos ante 165,8 pontos verificados em março. Neste indicador, enquanto a confiança entre o público masculino caiu 1,7%, a do feminino subiu 2,4%.. Os dados da pesquisa da Fecomercio são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.
Veículo: Valor Econômico