Pesquisa da Serasa Experian divulgada ontem (30) aponta que 49% dos empresários do varejo estimam um aumento no faturamento com o próximo Dia dos Namorados, em proporção menor do que a registrada às vésperas do dia 12 de junho de 2011, quando 57% do varejo se mostrava mais otimista.
Segundo o balanço, a expectativa ficou abaixo também da registrada para o Dia das Mães deste ano, quando 56% dos varejistas apostavam em alta das vendas. No Dia dos Namorados de 2009, ano afetado fortemente pela crise financeira internacional, o percentual de otimistas com a data chegou a 30%.
Segundo a Serasa Experian, 36% dos varejistas avaliam que seu faturamento repetirá o de 2011 no Dia dos Namorados deste ano, enquanto 15% do setor preveem queda em vendas.
As estimativas apontam que o tíquete médio deve ficar em R$ 128, porque: 22% dos consumidores estimam um gasto de até R$ 50 com presente; 40% pensam em gastar de R$ 51 a R$ 100; 26%, de R$ 101 a 200; 8%, de R$ R$ 201 a R$ 300; 3%, de R$ 301 a R$ 500; e 1%, mais de R$ 500.
Boa parte dos consumidores deve procurar roupas, sapatos e acessórios (27%), celulares e smartphones (20%) e artigos de perfumaria (20%). "Este Dia dos Namorados acontece no ambiente de juros mais baixos, o que alavanca a compra de produtos de maior valor agregado", diz a Serasa Experian.
Shoppings
Na contramão da pesquisa, os shoppings transitam entre os setores do varejo que mais apostam em crescimento. Esta semana, o Shopping Frei Caneca prevê incremento na casa dos 14% em vendas este ano, apoiado em promoções aos clientes.
A cada R$ 250 gastos no shopping o cliente ganhará uma nécessaire nas versões feminina e masculina, além de concorrer a uma viagem. "Dessa forma, apostamos em uma campanha romântica, com uma viagem para um destino paradisíaco e com a entrega de um presente útil e charmoso. O mix de lojas do também proporciona variedade de presentes aos casais. A união disso contribuirá para o sucesso", diz Andréia Perini, gerente de Marketing do Shopping Frei Caneca.
Já o Complexo Comercial Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé) espera incremento de 12% nas vendas no Dia dos Namorados, enquanto a alta das visitas chegará a 10% este ano.
Veículo: DCI