Comerciantes estão menos otimistas com Dia dos Namorados

Leia em 2min

Pesquisa da Serasa Experian divulgada ontem (30) aponta que 49% dos empresários do varejo estimam um aumento no faturamento com o próximo Dia dos Namorados, em proporção menor do que a registrada às vésperas do dia 12 de junho de 2011, quando 57% do varejo se mostrava mais otimista.

Segundo o balanço, a expectativa ficou abaixo também da registrada para o Dia das Mães deste ano, quando 56% dos varejistas apostavam em alta das vendas. No Dia dos Namorados de 2009, ano afetado fortemente pela crise financeira internacional, o percentual de otimistas com a data chegou a 30%.

Segundo a Serasa Experian, 36% dos varejistas avaliam que seu faturamento repetirá o de 2011 no Dia dos Namorados deste ano, enquanto 15% do setor preveem queda em vendas.

As estimativas apontam que o tíquete médio deve ficar em R$ 128, porque: 22% dos consumidores estimam um gasto de até R$ 50 com presente; 40% pensam em gastar de R$ 51 a R$ 100; 26%, de R$ 101 a 200; 8%, de R$ R$ 201 a R$ 300; 3%, de R$ 301 a R$ 500; e 1%, mais de R$ 500.

Boa parte dos consumidores deve procurar roupas, sapatos e acessórios (27%), celulares e smartphones (20%) e artigos de perfumaria (20%). "Este Dia dos Namorados acontece no ambiente de juros mais baixos, o que alavanca a compra de produtos de maior valor agregado", diz a Serasa Experian.

Shoppings

Na contramão da pesquisa, os shoppings transitam entre os setores do varejo que mais apostam em crescimento. Esta semana, o Shopping Frei Caneca prevê incremento na casa dos 14% em vendas este ano, apoiado em promoções aos clientes.

A cada R$ 250 gastos no shopping o cliente ganhará uma nécessaire nas versões feminina e masculina, além de concorrer a uma viagem. "Dessa forma, apostamos em uma campanha romântica, com uma viagem para um destino paradisíaco e com a entrega de um presente útil e charmoso. O mix de lojas do também proporciona variedade de presentes aos casais. A união disso contribuirá para o sucesso", diz Andréia Perini, gerente de Marketing do Shopping Frei Caneca.

Já o Complexo Comercial Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Shopping Metrô Boulevard Tatuapé) espera incremento de 12% nas vendas no Dia dos Namorados, enquanto a alta das visitas chegará a 10% este ano.



Veículo: DCI


Veja também

Fecomércio aponta "otimismo cauteloso"

Lojistas demonstram mais confiança.A Sondagem do Comércio Lojista de Belo Horizonte, pesquisa realizada pe...

Veja mais
Desemprego tem queda na RMBH

Conforme a FJP, o número total de desempregados em abril chegou a 121 mil pessoas.Após ter se mantido rela...

Veja mais
Camil entra em açúcar com União e Da Barra

Empresa compra a divisão de varejo de alimentos da Cosan, que fica como sóciaA Camil, líder nos seg...

Veja mais
Inflação no varejo paulistano foi de 0,39% em abril

O Índice de Preços no Varejo (IPV) registrou alta de 0,39% em abril, informou nesta terça-feira a F...

Veja mais
Dia dos Namorados deve movimentar R$ 70 mi na região

Faltam duas semanas para o Dia dos Namorados e a previsão é que os presentes comprados para a pessoa amada...

Veja mais
"Nova" Camil poderá abrir o capital, afirma Rubens Ometto

A associação entre Cosan, Camil e o Gávea Participações na consolidação...

Veja mais
Lojistas estão menos otimistas para o Dia dos Namorados

A comemoração do Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, ainda deve ser lucrativa para o varejo, apesar da ...

Veja mais
Consumidor endividado afeta varejo

Comerciantes apontam mudanças de comportamento para evitar maior comprometimento da renda.Os efeitos do alto &iac...

Veja mais
Festa Junina 2012 terá vendas de alimentos até 27% maiores

Data comemorativa tão ou mais importante do que o Natal para indústrias de alimentos que têm em seu ...

Veja mais