FGV aponta que 54% das famílias estão com renda comprometida em até 50%
Pesquisa inédita feita pela FGV (Fundação Getulio Vargas) concluiu que 54% das famílias brasileiras estão com a renda comprometida em até 50% e que 48,9% delas são com parcelamentos abaixo de três meses.
Para a pesquisadora responsável pelo levantamento, Viviane Seda, o resultado mostra que os consumidores estão mais cautelosos, mas que poderão voltar a comprar bens duráveis (veículos, eletrodomésticos e eletrônicos).
Na média geral do país, para 29,2% dos consumidores, o dispêndio com compras parceladas compromete até 10% da renda familiar mensal. Para 24,8% deles, o comprometimento fica entre 11% e 50% e apenas 3,3% possuem parcelamentos que comprometem entre 51% e 100% do orçamento. Somente no caso de 0,9% das famílias o comprometimento supera a renda mensal.
A pesquisa também aponta que boa parte dos consumidores não está ciente do quanto de seus ganhos está comprometido com endividamentos. Enquanto a média no país é de 7,2%, entre as famílias mais pobres o índice fica em 13,5%.
BASE DA PIRÂMIDE
As famílias de baixa renda, que ganham até R$ 2.100 por mês, são as mais propensas a comprometer a maior parte de seus ganhos com parcelamentos. Nessa faixa, 6,8% comprometem mais de 50% do orçamento para cobrir esse tipo de despesa.
Veículo: Folha de S.Paulo