A injeção de R$ 12,5 bilhões na economia mineira com o pagamento das duas parcelas do 13º salário já reflete no aumento do movimento das lojas de rua e de shoppings da capital. Para atrair mais clientes até o Natal, os empresários apostam em sorteios, horários estendidos e em ações focadas nas crianças e famílias. O investimento é justificado pelas boas expectativas do varejo. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), para a maioria dos empresários o pagamento do 13º será o fator que mais estimulará as vendas e, por isso, 44,7% já ampliaram o volume de encomendas. A estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é de que as vendas em dezembro cresçam 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
De olho no crescimento das vendas e do fluxo de pessoas, os shoppings da capital investiram em decorações milionárias, mas também em sorteios de prêmios que vão de carros de luxo à cafeteiras importadas. Outra aposta será no horário estendido que promete dar maior comodidade aos clientes. Para facilitar a vida de quem vai em busca do presente de Natal, o Estado de Minas reuniu as informações de funcionamento dos principais malls, promoções e serviços oferecidos (veja quadro).
Entre as novidades previstas para os consumidores, o Boulevard Shopping, anunciou a abertura das portas mais cedo, a partir das 9h. Segundo o gerente de marketing, Daniel Vieira, a proposta é facilitar a vida de quem trabalha e quase não encontra tempo para ir às compras. “Essa será uma opção para quem quer circular no Boulevard com mais tranquilidade, encontrar o estacionamento mais livre e conseguir um atendimento mais personalizado”, avalia. Ainda de acordo com ele, a expansão do horário promete 30 horas extras até o Natal e só na semana que antecede o Natal serão 18 horas a mais para as compras. Com mais tempo para buscar o presente e mais dinheiro no bolso, a expectativa é de que neste final de semana 120 mil pessoas circulem no shopping, que adotou o “Club Penguin”, desenho animado da Disney, em sua decoração. Nos dois próximos finais de semana, o público deve chegar a 350 mil, sendo 200 mil pessoas só nos dias 22 e 23.
‘CASA CHEIA’ Com o tema “Natal dos Ursos Polares” o Minas Shopping vê na expansão de sua planta, com 60 novas lojas e mil novas vagas de estacionamento, a chance de incrementar em 30% as vendas do período natalino, na comparação com o ano passado, além de aumentar em 7% o fluxo de pessoas. Embora fortaleçam as vendas, mesmo antes das inaugurações, já era possível “notar a casa cheia”, segundo o gerente de marketing, Renan Souza. “Já contabilizamos nessa primeira semana de dezembro aumento de 5% no fluxo e 18% de crescimento nas vendas”, comemora. Para os próximos dias, ele espera que a entrada de mais dinheiro na economia estimule as compras. “Temos maior capacidade instalada para receber os nossos clientes e pelos primeiros dias do mês estamos confiantes na data”, afirma.
Demanda crescente e fila para trocas
Nos centros de compra da Rede Multipan, as expectativas e investimentos também são animadores e o retorno já aparece. No BH Shopping e DiamondMall, a troca de cupons que dá direito ao sorteio de carros importados sinaliza o bom desempenho das vendas. Segundo o superintendente do BH Shopping, Durleno Rezende, desde a segunda semana de novembro, as trocas vêm sendo realizadas. “Percebemos que há uma demanda crescente em função da nossa oferta e campanha”, diz. Para o mês, ele afirma que espera incremento de 3% no fluxo de pessoas e 12% nas vendas.
No DiamondMall, as trocas por cupons também sinalizam avanço nas vendas. Segundo a superintendente Lívia Paolucci, o aumento de 10% nas trocas, na comparação com o mesmo período do ano passado e tiquete de R$ 1,5 mil, mostram que esse Natal será “um dos melhores já vividos pelo mall”. “Estamos otimistas porque novembro foi um mês positivo e dezembro deve seguir na mesma ordem, com crescimento de 15% nas vendas e 3% no tráfego”, revela.
O desempenho de novembro também aumenta as expectativas do Pátio Savassi. O último mês foi encerrado com crescimento de 16% nas vendas e de 5% no fluxo. Em dezembro, a gerente de marketing Rejane Duarte espera que os resultados superem os de novembro e, para isso, investiu no conforto dos clientes. “Além dos prêmios, investimos em um guarda-volumes como serviço que vai gerar comodidade e segurança para o momento de compras, já que o cliente não precisará ficar circulando com as sacolas”, conta.
HORA EXTRA Nas lojas de rua, a expectativa é de que também haja ampliação no horário de funcionamento, até as 21h durante a semana e até as 18h aos sábados. Na Savassi, Barro Preto e Centro os presidentes das associações que reúnem os lojistas informaram que os estabelecimentos passam a fechar mais tarde, entretanto, nem todos os lojistas deverão cumprir o mesmo horário. “Muitos têm funcionários seletistas e terão de pagar hora extra em dobro. Por isso não há rigor no horário”, explica a presidente da Associação dos Lojistas da Savassi, Maria Auxiliadora Teixeira de Souza. (CM)
Veículo: Estado de Minas