Lojistas estão otimistas com os negócios

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Pesquisa da Fecomércio constata que comerciantes projetam dias melhores.

As vendas do comércio varejista de Belo Horizonte continuam em alta e apresentando crescimento em relação ao ano passado. Em março, 73% dos lojistas tiveram saldo positivo na comparação com fevereiro, sendo que 49% venderam mais e 24% repetiram o desempenho de um mês para o outro. Os dados fazem parte da pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas).

O levantamento mostra ainda que o resultado de março de 2013 foi melhor do que o apurado no mesmo período de 2012, quando 68% das empresas afirmaram ter vendido mais (43%) ou a mesma quantidade (24%) sobre fevereiro.

Fazendo uma projeção para abril, o que se constata é que os comerciantes projetam dias ainda melhores. De acordo com a pesquisa, 70% deles estimam vendas melhores este mês em relação a março, enquanto 22% acreditam que vão manter o mesmo patamar.

No ano passado, a mesma pesquisa apontou que 51% projetavam vender mais em abril do que em março. "As expectativas para o primeiro semestre do ano sinalizam que o consumo manterá a sua potência, reforçado pelas medidas de estímulo, como redução da taxa de juros e dos impostos", afirma o economista da Fecomércio Gabriel de Andrade Ivo.

O otimismo fica ainda mais claro quando se leva em conta a expectativa de vendas para o primeiro semestre do ano, que em maio contará com o estímulo do Dia das Mães, a segunda melhor data do ano para os negócios no varejo. A pesquisa indica que 93% dos comerciantes estão certos de que as vendas serão melhores nos seis primeiros meses de 2013 do que foram no mesmo intervalo de 2012. A explicação para tanta euforia, segundo o economista da Fecomércio, pode ser resumida em três tópicos: crédito crescente, mais consumidores incorporados ao mercado e a confiança das pessoas no futuro do emprego.

Fluxo - Somado a isso vem o impulso às vendas por emoção, originado da disposição do consumidor de presentear as mães. Entre os diversos segmentos do varejo, o otimismo é maior entre os lojistas de artigos de vestuário, os de calçados e produtos de viagem e naqueles que vendem joias e acessórios.

A pesquisa da Fecomércio Minas aponta ainda que 52% dos entrevistados tiveram melhoras na saúde do fluxo de caixa em março sobre o mês de fevereiro. Já 24% ficaram na mesma e 24% pioraram a situação. A expectativa para abril aponta, mais uma vez, a crença em dias melhores, uma vez que 78% acreditam que vão melhorar a situação financeira de suas empresas, 17% em mantê-la e apenas 5% em piorar.

Houve uma pequena decepção somente em relação ao nível dos estoques no encerramento de março: 51% disseram ter fechado o mês no ponto ideal, percentual abaixo do de fevereiro (55%) e também de janeiro (68%). Entre os entrevistados, 24% terminaram o mês com o estoque acima do esperado e 25% ficaram abaixo.

Este indicador espelha o ritmo do mercado consumidor e o planejamento dos lojistas na formação e gestão de seus estoques. A estratégia a ser usada por 52% dos lojistas para girar os estoques é estimular as vendas por impulso, através de promoções. Dessa forma eles conseguem fortalecer o caixa para adquirir novas mercadorias.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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