O brasileiro já pagou mais de R$ 600 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais desde o primeiro dia deste ano, de acordo com o Impostômetro, o painel eletrônico da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, o Impostômetro atingiu esta marca somente no dia 22 de maio – ou seja, 16 dias mais tarde do que neste ano, o que revela o apetite crescente do Leão. O painel eletrônico está instalado na fachada da sede da entidade no Centro da Capital paulista.
Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), ressalta a importância de os brasileiros saberem o quanto pagam de imposto.
"Nosso papel é despertar a atenção da sociedade para a elevada carga tributária que as empresas e os consumidores pagam no País. Todos nós temos direito a um serviço compatível com o valor pago em impostos", afirmou Rogério Amato.
Além dos R$ 600 bilhões já recolhidos, o consumidor ainda terá de encarar o Leão na compra do presente para o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo.
Quem for comprar um perfume nacional vai arcar com uma carga tributária de 69,13%. Nada bom. As garras do Leão atingem o relógio, a maquiagem e as joias (veja quadro ao lado). E se o presente for um objeto de desejo de muitas mães, como o tablet, o peso dos impostos é de 39,12%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Veículo: Diário do Comércio - SP