Dia dos Pais deverá movimentar R$ 45,4 milhões no varejo da Capital do RS

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CDL Porto Alegre e Sindilojas preveem crescimento de 10,6% em relação ao ano passado

Apesar dos sinais de desaceleração do consumo em todo o Brasil, os filhos porto-alegrenses permanecem otimistas e se mostram dispostos a abrir a carteira para presentear seus pais no dia 11 de agosto. Pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-POA) e o Sindilojas da Capital estima que a data comemorativa vá movimentar R$ 45,4 milhões neste ano. O resultado representa um incremento de 10,6% em relação ao desempenho de 2012, quando o varejo girou em torno de R$ 41 milhões.

“O resultado deste ano é, até certo ponto, surpreendente. O valor médio que cada consumidor pretende gastar com presentes saltou, do ano passado para cá, de R$ 83,14 para R$ 122,10”, analisa Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas de Porto Alegre. O dirigente ressalta que, nesta temporada, as pessoas estão mais motivadas a comprar algo para seus pais. Ao todo, 61,5% dos entrevistados manifestaram intenção de consumo. Em 2012, esse índice atingia 55,2%.

Se o entusiasmo em presentear aumentou, as escolhas se mantêm iguais às de outros anos. As peças de vestuário e os calçados continuam campeões de preferência entre o público (57%). Na sequência aparecem os eletrônicos (16,5%). Mesmo com disparada do dólar nos últimos meses, o vice-presidente da CDL Porto Alegre, Sérgio Galbinski, diz que os preços dos aparelhos digitais ainda não sofreram alterações bruscas. “Existe uma inércia entre os lojistas para alterar os preços. Isso porque as importações foram feitas com antecedência, o que possibilita segurar o repasse do câmbio mais alto aos preços”, explica.

O clima também é um fator que impulsiona as vendas. O frio intenso das últimas semanas é benéfico aos comerciantes, e a expectativa é de que, na data, as temperaturas estejam baixas. “Em outras datas comemorativas, os presentes variam. No caso do Dia dos Pais, o vestuário sempre lidera a intenção de compra. Esperamos que faça bastante frio, o que vai impulsionar as vendas”, afirma Galbinski.

As lojas de rua devem absorver a maior parte da movimentação, se responsabilizando por 53% dos negócios. Mesmo assim, os shoppings concentrarão parte expressiva das vendas (42%), conforme Sielichow. Alguns estabelecimentos preparam promoções alusivas ao dia. É o caso do Moinhos Shopping, que vai sortear um Volvo V40. Para cada R$ 500,00 em compras, o cliente garante um cupom para participar da ação. “É a primeira vez que estamos fazendo esse tipo de promoção no Dia dos Pais”, salienta a superintendente do local, Maria de Lourdes Távora. A expectativa é de que sejam trocados cerca de 4 mil cupons. “O tíquete médio dos participantes da promoção deve ser de R$ 1,3 mil”, acredita.

Além disso, para atrair compradores, as lojas recorrem a uma fórmula tradicional: vitrines decoradas e descontos polpudos. “Nossos lojistas estão preparando descontos de 5% a 50%, principalmente em artigos de inverno”, ressalta Luís Augusto Generali, gerente de marketing do Shopping Total. O estabelecimento projeta um aumento de até 7% nas vendas em comparação com o ano passado.
Shoppings venderão 7% a mais com a data

As vendas nos shopping centers brasileiros devem crescer 7% por conta do Dia dos Pais de 2013 na comparação com 2012, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), divulgada ontem. Artigos eletrônicos, livros e perfumes devem ser os principais presentes escolhidos. Além disso, destaca, os produtos de beleza e os cosméticos têm ganhado espaço. “O ingresso masculino nesse mercado, com produtos cada vez mais específicos, é um dos fatores que impulsionam a demanda, além do custo mais acessível que atrai público cada vez maior”, diz a entidade.

O Dia dos Pais deve aumentar também a frequência nas praças de alimentação dos shoppings. Conforme a superintendente da Abrasce, Adriana Colloca, apesar de os restaurantes de rua estarem passando uma fase ruim com a alta de preços, manifestações e consequente queda na demanda, as praças de alimentação, por enquanto, não sentiram queda significativa nas vendas.

Segundo o presidente da Abrasce, Luis Fernando Veiga, as vendas em shoppings tiveram alta de aproximadamente 8% no primeiro semestre ante o mesmo período de 2012. Veiga afirmou que as perspectivas para o ano são positivas, mesmo com o cenário de desaquecimento do consumo das famílias.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


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