Vendas do comércio crescem 3,3% no primeiro trimestre

Leia em 1min 30s

A atividade do comércio recuou 3,3% em todo o país, no mês de março ante fevereiro, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, houve queda de 1,6%. O desempenho de março deste ano, entretanto, foi afetado pelos dias de carnaval. Quando se compara o primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período do ano passado, houve alta de 3,3%.

Segundo os economistas da Serasa, o feriado do carnaval reduziu o fluxo de consumidores às lojas no mês de março, o que afetou fortemente a atividade. Com relação ao resultado do primeiro trimestre (alta de 3,3%), os analistas ponderam que o resultado foi muito inferior ao registrado no primeiro trimestre do ano passado, quando houve expansão de 12,9%. O aumento do crédito, a alta da inflação e a baixa disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento explicam, segundo os economistas, o enfraquecimento do varejo.

A maior queda observada em março, entre os segmentos varejistas, ocorreu com as lojas de material de construção (queda de 11% ante fevereiro), seguido pelos ramos de veículos, motos e peças (-5,7%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-5,0%). Também tiveram retração em março os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-3,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%).

No acumulado do primeiro trimestre de 2014, a atividade varejista cresceu 3,3%, liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (alta de 4%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,3%) e material de construção (crescimento de 2,8%). Por outro lado, houve retração no primeiro trimestre, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,3%), veículos, motos e peças (-1,2%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,3%).



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Alimentos puxam alta do IPCA em março, preveem analistas

Após forte repercussão nos preços do atacado e nos indicadores semanais de inflação a...

Veja mais
Produtos sobem menos que inflação

Elevação média de itens tradicionais fica abaixo do índice de 6,09%A elevação ...

Veja mais
Vendas na Páscoa espera alta de até 20%

Clima no varejo da Capital é de incerteza, mas há quem espere alta de até 20% em relaç&atild...

Veja mais
FAO aponta forte alta global dos alimentos

Alavancado por fortes valorizações nos segmentos de cereais, oleaginosas, açúcar e carnes no...

Veja mais
Em um ano, juros ao consumidor subiram mais que o dobro da taxa básica do Banco Central

Enquanto a taxa básica de juros, a Selic, subiu 3,75 pontos percentuais de abril do ano passado até agora ...

Veja mais
Varejistas apostam na Semana Santa para aumentar vendas

Proprietários de supermercados esperam aumento de 7% nas vendas, em relação ao ano passadoA tradi&c...

Veja mais
Vendas a prazo na Páscoa devem crescer 3,5%, prevê CNDL

As vendas a prazo na semana de Páscoa deste ano devem crescer 3,5% em relação a igual períod...

Veja mais
Preços em São Paulo encerram 1º trimestre com alta de 2,21%

A inflação na cidade de São Paulo, apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ...

Veja mais
Alimentos sobem acima da média inflacionária em São Paulo

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo encerrou o mês de março ...

Veja mais