O gasto médio para o Dia das Mães atingirá, este ano, em torno de R$ 193, considerando a compra de mais de um presente para a mesma pessoa ou para pessoas diferentes, como a própria mãe, a esposa, a avó ou a sogra, segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos.
O economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, disse que esse gasto médio vai ser feito por mais da metade (52,2%) dos consumidores que declararam intenção de dar presentes no Dia das Mães. Os filhos homens demonstraram intenção de gastar mais (R$ 212), em média, do que as mulheres (R$ 174).
Travassos observou que, apesar de a mulher ter elevado sua participação no mercado de trabalho e também a renda e a escolaridade, os homens ainda constituem a maior parte dos chefes de família e têm uma situação salarial melhor. "Na prática, o poder aquisitivo ainda é maior entre os homens, apesar de ter havido um ganho expressivo das mulheres, nos últimos anos".
De acordo com a pesquisa, 32,2% dos que afirmaram que devem presentear pretendem comprar roupas. Perfumes e cosméticos, com 20,8%, estão em segundo lugar nas intenções de compra. Calçados, bolsas e acessórios aparecem em terceiro, com 11,5%. O estudo, feito com mil consumidores em 70 municípios brasileiros, entre os dias 28 de abril e 3 de maio. Em outra sondagem, de âmbito estadual, com 403 empresários do setor do comércio em 22 municípios fluminenses, constatou-se que 72,9% dos estabelecimentos são influenciados pelas vendas do Dia das Mães. O movimento ganha maior peso diante do cenário econômico, que sinaliza para um baixo crescimento, este ano, do Produto Interno Bruto (PIB).
Veículo: DCI