O mês de abril marcou a retomada no ritmo das vendas do varejo apõs a desaceleração vista em março, mostrou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quinta-feira (15).
Descontada a inflação, a receita de vendas do comércio varejista subiu 4,8% em abril na comparação anual, ante avanço de 2,2% em março na mesma base de comparação, Na receita de vendas nominal, o aumento foi de 11,9% em relação a abril de 2013, conta 9% em março.
Em abril, a recuperação ocorreu mesmo com os impactos negativos do calendário, provocado pelos feriados de Páscoa, que neste ano ocorreu em abril, e de Tiradentes, que caiu em dia útil (segunda-feira). Em 2013, a Páscoa aconteceu no mês de março e o feriado de Tiradentes, em um domingo.
Por outro lado, o mês teve uma quarta-feira a mais e uma segunda-feira a menos que em 2013. Tipicamentem as vendas numa quarta-feira são cerca de 15% maiores do que as numa segunda-feira.
Descontados os efeitos de calendário, o crescimento em abril seria de 6,4% no índice deflacionado e 13,7% no normal. Como em março estes crescimentos foram, respectivamente, de 5,0% e 12,0%, observa-se que houve aceleração no ritmo de vendas do comércio varejista em abril.
Por setores, o varejo em abril foi impulsionados pelos supermercados e hipermercados. Também tiveram destaque os postos de gasolina e lojas de departamento. Ao contrário dos demais setores acompanhados pelo ICVA, supermercados e hipermercados se beneficiam das vendas do período de Páscoa.
Regionalmente, o Norte liderou o crescimento do varejo em receita deflacionada, com alta de 8,3%, seguido do Centro-Oeste (6,6%), do Sul (6,4%), do Nordeste (4,9%) e do Sudeste (4,3%),
Temas relacionados: Nível de Atividade , Comércio e Varejo , vendas, varejo, abril, cielo, economia, supermercados.
Veículo: Ultimo Instante