O setor supermercadista mineiro apurou crescimento real de 1,55% em abril, na comparação com março e de 7,98% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esses incrementos, de acordo com o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, podem ser atribuídos às vendas da Páscoa, que este ano foi celebrada em abril. Quando comparados os resultados do primeiro quadrimestre ante mesmo período de 2013, o desempenho do segmento em Minas foi 2,82% maior.
As perspectivas são melhores para maio e junho, com previsão de incremento de 2% a 3%, no mês do Dia das Mães, e de até 5% durante as festas juninas e Copa do Mundo.
Segundo Rodrigues, embora o resultado de abril tenha sido positivo, o desempenho não foi tão bom quanto o esperado para o mês da Páscoa, considerada a segunda melhor data para o setor, perdendo apenas para o Natal. Isto porque, este ano, muitos consumidores deixaram o Estado para aproveitar o feriado, entre os dias 18 e 20 de abril, que foi prolongado em virtude da homenagem a Tiradentes, no dia 21.
"Geralmente, no mês da Páscoa, as vendas aumentam cerca de 5% em relação ao mês anterior", explica Rodrigues. O dirigente lembra ainda que abril contou com apenas quatro finais de semana, frente a cinco em março. Ainda de acordo com o Termômetro de Vendas realizado mensalmente pela Amis, no acumulado de janeiro a abril o incremento chegou a 2,82%.
Da média estadual, que registrou crescimento de 1,55% em abril, na comparação com março, o melhor resultado foi percebido no Triângulo Mineiro (4,05%), seguido pela região Centro-Oeste (2,41%); Rio Doce (2,07%); Zona da Mata (2,01%) e Norte 91,75%). Duas regiões apuraram crescimento mais baixo que a média: a Central (0,96%) e a Sul (0,47%).
Abras - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) também divulgou os dados do setor no país, com uma expansão de 2,82% em abril, frente a março, e de 10,29% em relação ao mesmo mês de 2013. De acordo com Rodrigues, esses resultados, embora pareçam bem acima dos apurados em Minas, de incrementos de 1,55% e 7,98%, respectivamente, não podem ser comparados. "A metodologia é diferente e, por isso, usamos essas taxas apenas como referência", explicou.
Se as vendas da Páscoa foram prejudicadas pelo feriado prolongado, as de junho podem registrar um bom crescimento, de até 5%, em virtude da Copa do Mundo e das festas juninas.
Segundo Rodrigues, a expectativa é de que itens como cervejas e carnes tenham um aumento de até 20% em relação aos dias comuns de vendas. As lojas também terão produtos alusivos aos jogos, como bandeiras e cornetas. E embora os produtos para as festas juninas não tenham grande valor agregado, as projeções também são positivas. "No interior do Estado são muito comuns e esperamos boas vendas".
Veículo: Diário do Comércio - MG