Em meio a um período em que o consumidor enfrenta um cenário de inflação e desemprego, o crediário tem surgido como alternativa para quem necessita de crédito. Tão comum nos anos 80, a venda por carnê voltou à cena e tem alavancado as vendas no varejo mineiro.
Diretor regional da Via Varejo, do qual faz parte a Casas Bahia, Sérgio Grossi, diz que a modalidade representou no ano passado 13% das vendas do grupo. “A opção pela compra com o carnê Casas Bahia permite dividir o valor em até 24 vezes. Para nós, o carnê, mais do que uma forma de pagamento, representa a nossa relação de confiança com os clientes”, diz o diretor.
Ele diz que a Casas Bahia sempre incentivou as vendas nessa modalidade por meio de campanhas. A primeira edição do Carnê Premiado aconteceu em 2016 e durante a ação as vendas no carnê aumentaram em 7% em relação a 2015. “A expectativa desse ano é aumentar essa participação”, afirma Grossi. Este ano, a promoção começou no dia 14 e vai até o dia 29 de novembro.
O aumento do uso carnê é evidente, na opinião do vice-presidente da MultiCrédito, Flávio Vaz Peralta. O executivo da empresa que tem sede em São Pulo, que atende cerca de 10 mil lojas no Brasil e atua há 33 no mercado de análise de crédito, estima um crescimento de 28% entre 2016 e 2017. “Acredito que até o ano que vem, esse patamar será mantido”, observa. Em junho do ano passado, as vendas parceladas no carnê ou boleto em relação ao mesmo mês de 2015 entre os varejistas clientes da MultiCrédito havia crescido 24%.
Restrição de crédito - Para ele, o aumento do crediário decorre de alguns fatores, como os juros elevados do mercado financeiro e o avanço do desemprego, que trazem, por consequência, o aumento da informalidade. “Sem ter como comprovar a renda, o trabalhador informal tem dificuldade para obter crédito bancário. Daí entra a facilidade do carnê. Ele não exige comprovante de renda e nem que o consumidor seja bancarizado”, explica.
Por outro lado, completa Peralta, torna-se uma boa alternativa para o varejista, que consegue manter as vendas. “O crediário é um produto da loja e ela define as próprias regras. Também fideliza o cliente, que é atraído pela facilidade da compra”, diz.
Nesse sentido, o executivo também faz referência ao fato de que o carnê faz o consumidor voltar ao estabelecimento, isso porque o pagamento é feito lá. “Isso gera outra oportunidade de compra. Não é por acaso que o setor de crediário fica nos fundos”, comenta, acrescentando que é comum o consumidor ser atraído por novas promoções oferecidas pelas lojas ainda na metade do pagamento do carnê.
O consumidor também tem a seu favor juros mais baixos que os atuais 14% mensais do cartão de crédito, além de facilidades de quitação no caso de inadimplência. “O cadastro do consumidor para a concessão do crédito é feito de forma muito segura, a partir de análises que vão definir o limite de crédito. A possibilidade de resolver o problema de inadimplência no crediário é enorme”, salienta.
Cerca de 30% dos consumidores que usam carnê têm de 21 a 30 anos, demonstrou a pesquisa da MultiCrédito feita no último trimestre de 2016 com 1.759 consumidores inadimplentes. Já em outro levantamento, do SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada ano passado, cerca de 30% dos consumidores ainda utilizam crediário ou carnê. Desses, 48% possuem em média 1,7 carnês ou crediário atualmente.
Fonte: Diário do Comércio de Minas