O consumidor planeja gastar menos com presentes no Dia das Mães esse ano, em relação aos gastos para a mesma data no ano passado, revelou ontem sondagem da Fundação Getúlio Vargas (FGV) . Segundo o levantamento, em um universo de dois mil domicílios entrevistados entre os dias 31 de março e 20 de abril, o percentual de entrevistados que planeja gastar menos com presentes para a data subiu de 28% para 32,9%, na comparação entre abril do ano passado com igual mês de 2009. No mesmo período, caiu de 14,0% para 9,7% o porcentual de pesquisados que estimam gastar mais com os presentes.
Ainda segundo a sondagem, o preço médio para o presente deste ano também será 2,9% mais baixo do que o apurado em igual data no ano passado, sendo que, em 2008, os consumidores estimavam uma alta de 5,9% no presente para o Dia das Mães em relação aos gastos com a mesma data em 2007. A tendência de redução de gastos foi mais acentuada entre as famílias de baixa renda. No universo de pesquisados com renda mensal até R$ 2,1 mil, o preço médio para o presente é 20,4% inferior ao preço médio apurado para igual data no ano passado. As roupas foram o presente mais citado pelos entrevistados, sendo mencionada por 43,4% dos pesquisados, seguida por produtos de perfumaria e cosméticos, lembrados por 12,9% dos entrevistados; e eletrodomésticos e eletrônicos, lembrado por 12,0% dos entrevistados.
REDES. Mas as maiores redes de varejo do país esperam por vendas até 40% superiores ao Dia das Mães do ano passado. Elas apostam que o crescimento será puxado por geladeiras, máquinas de lavar, fogões e lavadoras de roupas, itens recentemente contemplados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). .
Veículo: Jornal do Commercio - RJ