Cesta de compras do RJ sobe 1,04% no 1º semestre

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O custo da cesta de compras do Estado do Rio de Janeiro registrou alta de 1,04%, no primeiro semestre de 2009 resultado bem inferior se comparado a igual período de 2008, no qual foi registrado avanço de 13,51%, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) Entre os itens pesquisados, a batata teve o maior aumento (97,50%) no semestre, seguida pela cenoura (53,62%). Por outro lado, feijão (-35,41%), tomate (-31,75%) e maçã (-28,27%) recuaram.

 

De maio a junho, o custo da cesta de compras subiu 0,61%, passando de R$ 389,40 para R$ 391,78. A alta foi sentida pelos dois grupos de famílias analisados: para as que recebem até oito salários mínimos, o reajuste foi de 0,56%. Para aquelas com rendimento acima desse valor, 0,65%. Nos acumulado dos 12 meses até junho deste ano, os gastos das famílias aumentaram 3,66%, bem menos do que no período imediatament anterior (24,58%).

 

Já a cesta de compras na cidade do Rio caiu 0,36% na terceira semana de julho, frente à semana anterior, após uma queda de 0,35%. Segundo a Fecomércio-RJ, o custo da cesta ficou em R$ 398,15. A cenoura foi o item que registrou o maior recuo na terceira semana de julho: 12,18%. Os preços do tomate (-9,05%) e laranja pera (-8,45%) também reduziram. Em contrapartida, farinha de mandioca (1,98%), carne seca (1,54%) e sabão em barra (1,43%) ficaram mais caros.

 

Comportada. "O nosso entendimento é que esse quadro da atividade é bem inferior ao que foi registrado em 2008. Estamos com previsão de variação da atividade entre -0,5% e +0,5%. Isso vai se refletir diretamente nos valores dos produtos. Quanto mais aquecida a economia, mais pressionados ficam os preços. No geral, a expectativa para o ano de 2009 é de inflação bem comportada", analisou o economista da Fecomércio-RJ, Cristian Travassos.

 

A pesquisa da cesta de compras do Estado destaca as variações de preços dos 39 itens que mais pesam no orçamento (32 de alimentação, quatro de higiene e três de limpeza), consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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