A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) encomendou ao Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat), dirigido pelo professor Marcos Fava Naves, FEA/USP Ribeirão Preto, a realização do que será o maior mapeamento já feito sobre a citricultura brasileira.
O trabalho - que deverá estar concluído no final de fevereiro de 2010 - incluirá dados como consumo mundial, perspectiva de novos mercados, evolução da produção, número de propriedades produtivas e fornecedoras para a indústria, produtividade, além de outros indicadores.
Segundo o professor Marcos Fava Neves, "há um desconhecimento por parte de todo o setor e da opinião pública sobre o tamanho da cadeia produtiva da laranja e sua importância econômica e social". Com este trabalho de mapeamento e quantificação, encomendado pela CitrusBr, será possível fornecer um mapa completo e detalhando, pois vai especificar a participação do setor no PIB, consolidando indicadores atuais na geração de emprego, renda e contribuição de impostos.
Veículo: DCI