Iguatemi quer dobrar de tamanho até 2014

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A volta da aceleração do mercado de shopping centers e o bom momento do varejo injetaram novo ânimo na Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC), que tem como principal acionista a família Jereissati, e promete entrar em um novo patamar de crescimento. O Grupo capta recursos para lançar três ou quatro novos projetos greenfield (a primeira construção erguida no local) nos próximos 18 meses, com aportes de mais de R$ 400 milhões.

 

A IESC ampliou a sua meta, que era de chegar a um patrimônio de 400 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) até 2013, com mais 120 mil m². Acredita que chegará ao objetivo, 520 mil m², antes de 2014, o que significa quase o dobro do tamanho que tem hoje: 215 mil m² de ABL. Desde que abriu o capital, em fevereiro de 2007, também já quase duplicou a sua ABL. O número de shoppings no portfólio da companhia tem crescido e passou de oito, em 2006, para 11 este ano.

 

Além do lançamento de novos projetos, a companhia deve finalizar a construção de outros cinco shoppings (Iguatemi Brasília, Alphaville, JK, Jundiaí e Ribeirão) e poderá fazer aquisições em malls em que já tem participações e os outros acionistas estejam interessados em vender suas partes.

 

De acordo com Cristina Betts, CFO e diretora de Relações com Investidores da companhia, a oferta primária de ações feita no final de novembro, que captou R$ 410,4 milhões, já foi feita com o intuito de investir nos novos centros de compras. Ainda estão negociando um financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que segundo a executiva, assim como o acesso a outras linhas de crédito imobiliário, deve funcionar como um reembolso para a empresa, que está gastando mais agora para acelerar o crescimento e expansão.

 

Cristina diz ter identificado um bom momento para a aceleração, sendo que no começo do ano, todo o mercado esperou para saber quais seriam os efeitos da crise econômica, mas desde o meio do ano percebe grande demanda de lojistas por espaços nos seus shoppings. "Para crescermos precisávamos que o varejo também estivesse bem, tenho de ter lojistas de todas as áreas para ocupar os shoppings e também demanda do consumidor. A procura por lojistas está maior do que o espaço que temos hoje, precisávamos de mais pontos", disse, ao DCI, após a reunião da empresa na Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), ocorrida ontem.

 

A executiva destaca que mesmo sem os novos projetos greenfield, a companhia, que tem como presidente Carlos Jereissati Filho, ainda poderia quase dobrar de tamanho explorando o enorme potencial que já possui no seu portfólio, com vários shoppings que viriam a ser expandidos e com aumento da participação em malls, já que a empresa tem uma participação média de 50% nos empreendimentos.

 

A IESC também deve continuar com shoppings voltados para a classe A e B, em que já possui ampla expertise, sempre na Região Sul e Sudeste, e vem conseguindo bons resultados financeiros e operacionais. A empresa afirma ter, por exemplo, o maior aluguel médio por mês por m², de R$ 91,3 em 2008, enquanto a média dos seus concorrentes listados na bolsa (BR Malls, Multiplan e General Shopping) foi de R$ 61,5, valor 48% mais baixo.

 

Aproveitando a onda de otimismo do varejo, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers (Iesc), que tem como principal acionista a família Jereissati, amplia planos de expansão e entrará em um novo patamar de crescimento, com três ou quatro novos projetos greenfield nos próximos 18 meses, o que fará com que quase dobre de tamanho até 2014.

 

A companhia ampliou a sua meta, que era de chegar a um patrimônio de 400 mil m² de área bruta locável (ABL) até 2013, para 520 mil m², o que deve atingir antes de 2014. Hoje, já possui 215 mil m² de área e 11 shoppings. A previsão é usar na expansão os mais de R$ 400 milhões obtidos da oferta de ações.

 

Veículo: DCI


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