O mês de dezembro começou quente nos shopping centers de todo o País. Com 5% mais visitações no último fim de semana, a expectativa dos shoppings é de que os dias que antecedem o Natal sejam ainda melhores do que os de 2008, e já começam a prever aumentos de faturamento e de público superiores aos 11% divulgados pela Associação Brasileira de Shoppig Centers (Abrasce) para setor no período de fim de ano.
Nos dez centros de compras administrados pela Sonae Sierra Brasil são esperados mais de 12 milhões de clientes apenas neste mês, o que deve representar crescimento de até 15% nas vendas para o Natal. A explicação para tamanho otimismo é a liberação da primeira parcela do 13° salário, que deverá impulsionar as compras de itens de vestuário, calçados, alimentos e principalmente de produtos que recebem os incentivos fiscais até março de 2010, como: linha branca e móveis.
De acordo com Dirceu Benith Júnior, diretor adjunto de Operações da empresa, apenas para este fim de semana são esperadas 230 mil pessoas nos empreendimentos da capital paulista e Grande São Paulo, o que compõe um aumento de 5% no fluxo de pessoas com relação ao mesmo período de 2008. "Com isso, os shoppings devem registrar um aumento de 13% nas vendas em relação ao mesmo dia do ano passado."
Investimento
As tradicionais decorações natalinas e as promoções, com sorteio de carros e de eletrônicos já começaram nos shopping centers e devem custar em torno de 1,5 milhão em cada mall, segundo a Abrasce. "Os lojistas estão mais confiantes nas vendas, por isso podemos esperar investimentos e crescimento para o período do Natal", comenta Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.
Vendas
Para o executivo da Sonae Sierra Brasil, os clientes dos shoppings devem gastar, em média, R$ 420 na compra de artigos de vestuário, calçados e brinquedos, além de móveis e itens da linha branca que tiveram a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzida, para presentar a família.
Veículo: DCI