Supermercados vão às compras em 2010

Leia em 1min 10s

O segmento supermercadista brasileiro deve retomar, no ano que vem, um movimento de fusões e aquisições que ficou estacionado por conta da crise.

 

Estudo da consultoria Deloitte, finalizado em novembro, aponta que haverá uma nova onda de compra de redes regionais de porte médio e de supermercados populares de periferia. Em todo o país, as aquisições deverão usar bandeiras diferentes a fim de atingir públicos específicos.

 

O avanço das aquisições, especialmente por parte das três gigantes do ramo, Carrefour, Walmart Brasil e Grupo Pão de Açúcar, vinha ocorrendo até meados de 2008. A compra do Atacadão pelo Carrefour e a aquisição do Assai pelo Pão de Açúcar, em 2007, exemplificam essa movimentação.

 

"Com a crise, houve um estancamento. Não pela situação brasileira, que estava muito positiva, mas por decisão das matrizes, mesmo", diz Reynaldo Saad, sócio, responsável pela área da indústria de varejo e bens de consumo da Deloitte.

 

"As grandes redes optaram por não prosseguir o movimento em 2009 até porque houve uma perda de referência de valores, de quanto valeria uma empresa em ano de crise", diz.

 

Saad também cita a possibilidade da entrada de grandes redes internacionais no país, processo que poderia alterar o atual posicionamento da liderança no setor.

 

"Em 2010, veremos uma expansão muito forte desse modelo. É onde estará concentrado o maior nível de investimento", afirma Sussumu Honda, presidente da Abras (associação dos supermercados).

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Empresa pode usar expressão "Super Clean" em produtos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a Water Line Indústria Química poderá coloc...

Veja mais
Natal faz os lucros do setor de panificação aumentarem

O setor de panificação, que neste ano cresceu 13% - o que representa um faturamento de R$ 50 bilhõe...

Veja mais
Centros de compras comemoram 13° salário e venda cresce

O mês de dezembro começou quente nos shopping centers de todo o País. Com 5% mais visitaç&oti...

Veja mais
Iguatemi quer dobrar de tamanho até 2014

A volta da aceleração do mercado de shopping centers e o bom momento do varejo injetaram novo ânimo ...

Veja mais
Hypermarcas pagou R$ 300 mi por Pom Pom

Do valor total pago pela fabricante de fraudas, R$ 120 milhões foram pagos à vista e o saldo em cinco parc...

Veja mais
P&G tropicaliza para entrar no bolso do brasileiro

Consumo per capita da marca é de R$ 12 ao ano, contra R$ 54 da Unilever; estratégia passa pela adapta&cced...

Veja mais
BH: padarias ampliam mix para elevar faturamento

Os preparativos para atender a demanda das festas de final de ano já estão a todo vapor nas principais pad...

Veja mais
Laticínios estagnados em Minas

Retomada do faturamento e produção do setor é esperada somente para o próximo ano - Os pre&c...

Veja mais
Podem faltar produtos no Natal

Estoque baixo deve afetar eletroportáteis, automóveis e geladeiras, entre outros setores   O risco ...

Veja mais