Vendas do varejo no Natal frustram os comerciantes

Leia em 1min 50s

As vendas do varejo na semana do Natal frustraram as expectativas dos comerciantes e tiveram crescimento inferior ao projetado pelo setor. É o que aponta o indicador de Nível de Atividade do Comércio (NAC) divulgado ontem pela empresa de análise de crédito Serasa Experian, segundo o qual as vendas entre os dias 18 e 24 de dezembro aumentaram 4,1% ante o mesmo período do ano passado.

 

Em levantamento divulgado no início do mês pela empresa, a maior parte dos mil varejistas entrevistados em todo País acreditava que o Natal deste ano seria semelhante ao de 2005, quando as vendas cresceram 6%.

 

O resultado deste ano ficou abaixo dos crescimentos registrados em 2006 (5,6%) e 2007 (5,3%) e só superou o alcançado em 2008, fase de agravamento da crise financeira mundial em que foi registrado aumento de 2,8% nas vendas. A pesquisa da Serasa Experian indica ainda que, no fim de semana anterior ao Natal deste ano, entre 18 a 20 de dezembro, as vendas no País registraram aumento de 6,8% em relação a período análogo do ano passado, de 19 a 21 de dezembro de 2008.

 

SÃO PAULO. Na cidade de São Paulo, as vendas cresceram 3,5% no fim de semana anterior ao Natal. A capital paulista registrou alta também na semana do Natal, quando as vendas cresceram 4% ante o mesmo intervalo do ano passado. Em 2008, as vendas na capital paulista tiveram alta de 1,1% na semana anterior ao Natal. Na avaliação da Serasa Experian, as promoções do varejo aliadas às melhores condições do crédito foram responsáveis pelo crescimento das vendas no período. Os economistas da entidade ressaltam ainda que, com o arrefecimento dos desdobramentos da crise financeira mundial na economia brasileira, o consumidor está menos inadimplente e tem consumido mais.

 

"O novo valor do salário mínimo, a ser pago a partir de janeiro, na sequência do 13.º salário, deu um fôlego extra às vendas parceladas", destaca o comunicado. O indicador do Nível de Atividade do Comércio (NAC) tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Copa vai permitir salto na venda de TVs a 11 milhões de unidades

De olho na Copa do Mundo de futebol do próximo ano, a Associação Nacional de Fabricantes de Produto...

Veja mais
Indústria têxtil prevê crescer 4%, apesar dos importados

A perspectiva do setor têxtil em 2010 é obter um crescimento de 4% em relação a 2009, segundo...

Veja mais
Produção de pequenas frutas cresce em média 25% ao ano

Demanda elevada e boa remuneração incentivam o cultivo no Estado   Sofisticadas, saudáveis e...

Veja mais
Casas Bahia fecha as últimas lojas e se retira do Estado

Rede paulista não resistiu às exigências do consumidor gaúcho   Com quatro lojas inaug...

Veja mais
Venda forte no Natal leva comércio a cortar promoções

Com estoques baixos, varejo deverá fazer pedidos para as indústrias mais cedo do que o previsto   T...

Veja mais
Savegnago prepara-se para faturar R$ 1 bilhão em 2010

Ambas nascidas na cidade de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, as duas maiores cadeias de su...

Veja mais
Nos EUA, P&G cria sabão para latinos

Com novas versões das marcas de primeira linha de sabão em pó e produtos para lavanderia especialme...

Veja mais
Leite cai menos e preço deve se manter no país

O ritmo de queda do preço do leite pago ao produtor desacelerou em dezembro. O valor médio no país ...

Veja mais
Embarque de produto químico ainda depende do custo Brasil

Com uma balança comercial desfavorável em US$ 18 bilhões, a indústria química fecha o...

Veja mais