Copa vai permitir salto na venda de TVs a 11 milhões de unidades

Leia em 2min 10s

De olho na Copa do Mundo de futebol do próximo ano, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) espera atingir em 2010 a marca de 11 milhões de televisores vendidos, entre modelos de tela de LCD e de plasma. O mercado prevê vender 40% deste número no primeiro semestre do ano.

 

De acordo com o presidente da associação, Lourival Kiçula, o setor está preparado para tamanho salto. "O mercado está preparado para a Copa. Começamos a nos preparar já no segundo semestre de 2009", afirmou o presidente da Eletros.

 

Em 2008, foram vendidos três milhões de televisores de LCD e plasma. Já em 2009, o setor pretende fechar o ano com quatro milhões de aparelhos vendidos. A LG Electronics aposta no segmento que corresponde a 25% do faturamento da empresa e movimentou US$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre de 2009. Segundo dados da LG, a empresa responde por 31% do mercado de televisores.

 

Quem se manteve líder do setor este ano foi a coreana Samsung que pretende manter-se com a maior parte do market share em 2010 e já anuncia que terá lançamentos no próximo ano, com o foco na Copa do Mundo. "As perspectivas de vendas são muito boas. A Copa do Mundo sempre impulsiona a venda de televisores e em 2010 não será diferente. Além do processo de troca de televisores de tubo aparelhos de tela fina, que já vem acontecendo nos últimos dois anos, a transmissão da primeira Copa com sinal de televisão digital certamente trará uma procura maior por aparelhos com decodificador de TV Digital integrado", declarou o gerente sênior da área de TVs da Samsung, Rafael Cintra, sem, no entanto, abrir números.

 

A Sony Ericsson do Brasil avalia que o mercado de televisores de LCD e de plasma está superaquecido e diz que a expectativa de crescimento do mercado geral é de aproximadamente 81% em 2009, em relação a 2008. "Esse cenário nos estimula a investir em novas séries com foco nessa tecnologia, lançando televisores com tela maior e fortalecendo a marca com os seus grandes diferenciais tecnológicos em 2010", declarou William Lima, gerente de Produto da linha Bravia, da Sony Brasil.

 

A partir do ano de 2011, todos os aparelhos de televisão com tela de plasma e de LCD deverão sair de fábrica com conversor embutido, o que deve acelerar a adesão à tecnologia. No entanto, as empresas ouvidas pelo DCI não informaram quanto será designado para que se cumpra a nova lei.

 


Veículo: DCI


Veja também

Varejo de vestuário aposta no público jovem para crescer 7%

As redes do comércio têxtil estão animadas com as projeções de crescimento de 7% do va...

Veja mais
Comércio comemora alta de 6,8% nas vendas de Natal

Estudo divulgado pelo Serasa Experian mostra que as vendas do último fim de semana antes do Natal -de 18 a 20 de ...

Veja mais
Indústria têxtil prevê crescer 4%, apesar dos importados

A perspectiva do setor têxtil em 2010 é obter um crescimento de 4% em relação a 2009, segundo...

Veja mais
Vendas do varejo no Natal frustram os comerciantes

As vendas do varejo na semana do Natal frustraram as expectativas dos comerciantes e tiveram crescimento inferior ao pro...

Veja mais
Produção de pequenas frutas cresce em média 25% ao ano

Demanda elevada e boa remuneração incentivam o cultivo no Estado   Sofisticadas, saudáveis e...

Veja mais
Casas Bahia fecha as últimas lojas e se retira do Estado

Rede paulista não resistiu às exigências do consumidor gaúcho   Com quatro lojas inaug...

Veja mais
Venda forte no Natal leva comércio a cortar promoções

Com estoques baixos, varejo deverá fazer pedidos para as indústrias mais cedo do que o previsto   T...

Veja mais
Savegnago prepara-se para faturar R$ 1 bilhão em 2010

Ambas nascidas na cidade de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, as duas maiores cadeias de su...

Veja mais
Nos EUA, P&G cria sabão para latinos

Com novas versões das marcas de primeira linha de sabão em pó e produtos para lavanderia especialme...

Veja mais