Comércio comemora alta de 6,8% nas vendas de Natal

Leia em 2min 10s

Estudo divulgado pelo Serasa Experian mostra que as vendas do último fim de semana antes do Natal -de 18 a 20 de dezembro- cresceram 6,8% na comparação com as do mesmo período do ano passado, o que confirma o otimismo dos varejistas para a data.

 

De acordo com a pesquisa divulgada ontem, as vendas na capital paulista tiveram crescimento de 4%, tendo como base a comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Na semana de 18 a 24 de dezembro de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, a pesquisa aponta que as vendas evoluíram 4,1% no País. Em São Paulo as vendas tiveram crescimento de 3,5%.

 

Na semana do Natal de 2008, as vendas nacionais evoluíram 2,8% e, em São Paulo, 1,1%. "As promoções do varejo aliadas às melhores condições do crédito [taxas de juros menores e prazos mais longos] conquistaram o consumidor, que está menos inadimplente, tem aumento de renda e conta com expansão do emprego, principalmente o formal, com carteira de trabalho assinada", afirmou a Serasa.

 

Consultas SCPC

 

Dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apontam para crescimento nas consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) cresceram 5% entre os dias 1 e 25 de dezembro, em relação ao mesmo período do ano passado. O indicador mostra que as vendas a crédito retomaram o crescimento, desde novembro deste ano. Já o SCPC/Cheque, que mede as vendas à vista, cresceu 7,1% na mesma base de comparação.

 

Importados

 

Diante da perspectiva de alta de cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), e da alta confiança do consumidor originada pelo aumento do crédito e pela desvalorização do dólar frente ao real, o varejo deverá ampliar a participação dos produtos importados nas lojas em 2010.

 

Segundo o economista da Tendências Consultoria Alexandre Andrade, as importações em 2010 serão puxadas pela expansão do crédito, pela manutenção do atual patamar de juros - que incentiva as vendas a prazo - e pelo incremento projetado de 6,4% da massa salarial sobre este ano. "As importações de produtos para o varejo deve se repetir com mais intensidade no próximo ano", diz o consultor.

 

A projeção da consultoria é de que o volume das vendas do varejo restrito, que exclui da contabilização, a comercialização automóveis e material de construção, cresça 5,6% este ano, frente a uma projeção de 7% em 2010.

 

As vendas do comércio no Natal cresceram 6,8% este ano, na comparação com 2008, segundo levantamento da Serasa Experian.

 


Veículo: DCI


Veja também

Preço do açúcar em São Paulo ultrapassa os R$ 60 por saca

Depois de recuar 3,4% em novembro, o Indicador do Açúcar Cristal Cepea/Esalq (com referência no Esta...

Veja mais
Varejo de vestuário aposta no público jovem para crescer 7%

As redes do comércio têxtil estão animadas com as projeções de crescimento de 7% do va...

Veja mais
Copa vai permitir salto na venda de TVs a 11 milhões de unidades

De olho na Copa do Mundo de futebol do próximo ano, a Associação Nacional de Fabricantes de Produto...

Veja mais
Indústria têxtil prevê crescer 4%, apesar dos importados

A perspectiva do setor têxtil em 2010 é obter um crescimento de 4% em relação a 2009, segundo...

Veja mais
Vendas do varejo no Natal frustram os comerciantes

As vendas do varejo na semana do Natal frustraram as expectativas dos comerciantes e tiveram crescimento inferior ao pro...

Veja mais
Produção de pequenas frutas cresce em média 25% ao ano

Demanda elevada e boa remuneração incentivam o cultivo no Estado   Sofisticadas, saudáveis e...

Veja mais
Casas Bahia fecha as últimas lojas e se retira do Estado

Rede paulista não resistiu às exigências do consumidor gaúcho   Com quatro lojas inaug...

Veja mais
Venda forte no Natal leva comércio a cortar promoções

Com estoques baixos, varejo deverá fazer pedidos para as indústrias mais cedo do que o previsto   T...

Veja mais
Savegnago prepara-se para faturar R$ 1 bilhão em 2010

Ambas nascidas na cidade de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, as duas maiores cadeias de su...

Veja mais