Stephanes defende autossuficiência na produção de trigo

Leia em 2min 10s

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o governo precisa decidir, no início do próximo ano, se o Brasil deve ou não ser autossuficiente na produção de trigo. Para ele, a autossuficiência é uma questão estratégica e uma forma de equilíbrio para muitos produtores, principalmente os de milho e soja, maiores lavouras do País, que cultivam trigo em suas terras no inverno.

 

"Isso mantém um equilíbrio para continuarem a produzir e também mantém empregos, evitando aquele problema de várias regiões do Brasil que empregam na safra e desempregam na entressafra, e mantendo a economia de milhares de municípios", afirmou à Agência Brasil.

 

Para incentivar o aumento da produção, que em 2009 foi de 5 milhões de toneladas, o ministro disse que é preciso adotar uma política de médio e longo prazos. O consumo anual de trigo no país é de aproximadamente 10,5 milhões de toneladas, o dobro do que é produzido. "Temos de evitar a importação de trigo, que vem subsidiado dos Estados Unidos e do Canadá, em momentos prévios à nossa safra porque, aí, os moinhos estocam e pressionam os preços para baixo", afirmou.

 

Além disso, Stephanes disse que é preciso definir melhor o acordo de importação da Argentina, para evitar que o trigo de lá chegue ao Brasil na época da colheita. Por estar dentro do Mercosul, o trigo argentino não é taxado quando entra no Brasil. O cereal de outros países fora do bloco de integração econômica, como Estados Unidos e Canadá, entra no país com taxa de 10%, referente à Tarifa Externa Comum (TEC).

 

O Ministério da Agricultura, entretanto, já levou uma proposta de aumento da TEC para 35% à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que está analisando os impactos que a medida pode ter no preço final do pão, que acaba interferindo na inflação. De acordo com Stephanes, se o Brasil se decidir pela autossuficiência, no próximo plano de safra aparecerão novidades para incentivar a produção de trigo, como a redução nos juros dos financiamentos para a atividade.

 

Para a safra 2009/2010 a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma produção de 5,09 milhões de toneladas de trigo. Se este volume for confirmado, haverá redução de 14,2% em relação ao ciclo anterior. A área cultivada nessa temporada é de 2,4 milhões de hectares. A qualidade do produto foi comprometida na maioria dos Estados produtores, por consequência do excesso de chuvas ocorridas no terço final do ciclo da cultura

 

Veículo: DCI


Veja também

Apreensão de remédio ilegal sobe 80% no ano

Ações conjuntas entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministé...

Veja mais
Latas responsáveis

Uma das pioneiras em publicidade de consumo responsável, a Skol pretende reforçar seu incentivo ao tema. A...

Veja mais
Preço do açúcar em São Paulo ultrapassa os R$ 60 por saca

Depois de recuar 3,4% em novembro, o Indicador do Açúcar Cristal Cepea/Esalq (com referência no Esta...

Veja mais
Varejo de vestuário aposta no público jovem para crescer 7%

As redes do comércio têxtil estão animadas com as projeções de crescimento de 7% do va...

Veja mais
Comércio comemora alta de 6,8% nas vendas de Natal

Estudo divulgado pelo Serasa Experian mostra que as vendas do último fim de semana antes do Natal -de 18 a 20 de ...

Veja mais
Copa vai permitir salto na venda de TVs a 11 milhões de unidades

De olho na Copa do Mundo de futebol do próximo ano, a Associação Nacional de Fabricantes de Produto...

Veja mais
Indústria têxtil prevê crescer 4%, apesar dos importados

A perspectiva do setor têxtil em 2010 é obter um crescimento de 4% em relação a 2009, segundo...

Veja mais
Vendas do varejo no Natal frustram os comerciantes

As vendas do varejo na semana do Natal frustraram as expectativas dos comerciantes e tiveram crescimento inferior ao pro...

Veja mais
Produção de pequenas frutas cresce em média 25% ao ano

Demanda elevada e boa remuneração incentivam o cultivo no Estado   Sofisticadas, saudáveis e...

Veja mais