Semp Toshiba teve perdas de R$ 100 milhões com televisores

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O mercado de televisores trabalha com a previsão de crescimento explosivo das vendas com a iminência da Copa do Mundo, que deve representar, no Brasil, um crescimento de 40% do setor este ano. No entanto, a pressão pela concorrência de matéria-prima causou à fabricante brasileira Semp Toshiba uma perda de R$ 100 milhões no faturamento de 2009 em decorrência da ação do suposto cartel formado por fabricantes de painéis de LCD, segundo Afonso Hennel, presidente da companhia.

 

"Tivemos perdas importantes e cancelamentos unilaterais de entregas que já estavam programadas", explica Hennel.

 

O caso está sob investigação da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e envolve as empresas Chungwa Picture Tubes, Hitachi Displays, LG Display, Samsung Electronics, Sharp Corporation e Epson Imaging Devices. Além disso, o setor de resinas também tem exercido forte pressão, segundo Hennel. Este, no entanto, em função da alta na demanda pela recuperação da economia mundial.

 

Segundo Ana Paula Martinez , diretora substituta da SDE, apesar do cartel ter sido formado no mercado internacional, os efeitos se estendem ao Brasil, "uma vez que essas empresas exportam para cá". O processo não deve demorar muito e, segundo Ana Paula, as defesas no Brasil devem começar a partir do segundo semestre deste ano.

 

"Quando a Philips era a fabricante de displays, o mercado era mais ético", afirma Hennel, que diz lembrar com saudades desta época. "Existe uma grande diferença entre dificuldade de fornecimento e cartel."

 

Segundo Hennel, mesmo já tendo novos fornecedores prospectados, a companhia não deve deixar de comprar estes insumos dos antigos fornecedores.

 

A despeito destas perdas e de um ano "com três semestres" - segundo Hennel, com relação aos efeitos da crise -, a Semp Toshiba, que faturou em 2009 cerca de R$ 1,95 bilhão, espera contar com uma nova fábrica em Salvador (BA), já em funcionamento, em janeiro de 2011. A nova fábrica, que deve triplicar a capacidade de produção da empresa, terá investimento de R$ 33 milhões.

 

Ao todo serão R$ 150 milhões em aportes para este ano, segundo Hennel, que devem se distribuir entre desenvolvimento de novos produtos, ampliação da fábrica de Manaus e o lançamento dos 64 novos produtos previsto para este ano.

 

Televisores

 

O futuro é um lugar para se ter cautela para a fabricante brasileira Semp Toshiba, que aposta alto na evolução dos televisores para o LCD, mas não abandona as velhas TVs de tubo. Para 2010, dentro do investimento de R$ 150 milhões previsto pela companhia, R$ 14 milhões deve ser destinado à divisão de entretenimento.

 

"Este é o ano em que a curva de crescimento do LCD se cruza com a de redução das TVs de tubo", explica Hennel. Segundo o executivo, o mercado deve chegar a 15 milhões de unidades anuais até 2014, mas a expansão do LCD ainda esbarra no poder de compra do consumidor. "O LCD não deve passar de 75% do mercado em 2014", afirma.

 

Celulares

 

Com uma entrada ainda tímida no mercado de telefones celulares, a Semp Toshiba deve chegar ao mercado com 6 novos modelos este ano. Dois deles, segundo Caio Ortiz, vice-presidente da empresa, no primeiro semestre.

 

Ao menos um modelo deve chegar ao mercado equipado com o poderoso sistema operacional da Google, o Android. A Semp Toshiba, que atualmente dispõe de 2 modelos no mercado - o primeiro deles saiu pela operadora Vivo -, ainda esbarra na competição deste mercado, uma vez que dependem de parcerias com as operadoras para chegar às prateleiras com preços mais competitivos.

 

"A parceria com as operadoras tem sido decisiva na entrada de novos produtos", afirma Ortiz.

 

A empresa, que há algum tempo analisa a possibilidade de entrar no mercado de linha branca, deve ter um estudo de viabilidade aprovado em maio próximo.

 

A fabricante brasileira Semp Toshiba, que deve investir R$ 150 milhões este ano, disse que teve prejuízos da ordem de R$ 100 milhões em função do cartel dos painéis de LCD.

 


Veículo: DCI


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