Mais de 30% da safra de citrus da Flórida foi danificada após forte geada atingir a região. As perdas devem somar centenas de milhões de dólares, segundo o Departamento de Agricultura da Flórida. "Acreditamos que 30% da safra tenha sido danificada ou completamente destruída", informou Charlos H. Bronson, comissionário do Departamento. Nos locais mais frios, os pomares enfrentaram temperaturas de -6º C, segundo Dan Kottlowski, meteorologista da AccuWeather. Durante a onda de frio, muitas das regiões produtoras do estado tiveram até dez dias de clima de frio atípico para a área.
"Nós tivemos temperaturas baixas assim em outras ocasiões no passado, mas só em 1949 elas duraram tanto tempo assim", disse Terence McElroy, representante do departamento. Ele citou o anúncio de Bronson e uma audiência realizada no Comitê de Políticas Agrícolas e de Recursos Naturais, durante o discurso sobre os efeitos da onda de frio.
"Precisaremos de alguns dias para avaliar os danos causados às lavouras de citrus, morango e cana-de-açúcar", disse McElroy. As temperaturas caíram abaixo de zero também na região central da Flórida ontem.
A Flórida é o maior produtor de laranja depois do Brasil e o maior produtor de citrus dos Estados Unidos. Os produtores do estado norte-americano também plantam morangos, tomates, pepinos e outros vegetais. Os danos que o frio causou aos peixes típicos do estado também serão contabilizados, segundo McElroy.
Veículo: DCI