As vendas líquidas do grupo Pão de Açúcar, incluindo as operações da rede de eletrodomésticos Ponto Frio, subiram 44,6% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2008, divulgou a empresa nesta quinta-feira. As vendas líquidas somaram R$ 7,43 bilhões, enquanto as brutas foram de R$ 8,38 bilhões, expansão de 41,4% em relação ao quarto trimestre de 2008. Excluindo-se as operações do Ponto Frio, a expansão das vendas líquidas foi de 17,6% e a das vendas brutas foi de 14%.
A empresa informou que as metas de 2009 para vendas brutas e de crescimento real no conceito "mesmas lojas", que se refere a pontos abertos há pelo menos 12 meses, foram superadas.
"Em 2009, as vendas brutas (excluindo Ponto Frio) atingiram R$ 23,33 bilhões (em relação à meta de R$ 23 bilhões), com crescimento real no conceito 'mesmas lojas' de 4,1%." A meta de expansão para o ano passado era de 2,5%.
A companhia informou que todas as bandeiras do grupo tiveram performance positiva no quarto trimestre, motivadas por uma série de promoções que ampliaram o volume de clientes nas lojas no período.
As vendas brutas de produtos alimentícios em termos de mesmas lojas cresceram 8,4% no quarto trimestre, em relação a igual período do ano passado, enquanto as de não-alimentos, foco da expansão do grupo com a aquisição do Ponto Frio e do acordo de união com as Casas Bahia, cresceram 17%, "com ênfase para as categorias de bazar, drogarias e eletro-eletrônicos".
As vendas de eletrodomésticos foram incentivadas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), informou o grupo varejista em comunicado.
As vendas em mesmas lojas do Ponto Frio subiram 22% nos últimos três meses de 2009, sobre igual período do ano anterior.
No acumulado do ano, o grupo registrou faturamento bruto de R$ 26,24 bilhões e
vendas líquidas de R$ 23,23 bilhões, expansões de 25,8% e 28,8%, respectivamente, em comparação com 2008.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ