Vendas de não-alimentos, novo foco do grupo, tiveram forte alta.Resultado no conceito 'mesmas lojas' superou as expectativas da rede.
As vendas líquidas do grupo Pão de Açúcar, incluindo as operações da rede de eletrodomésticos Ponto Frio, subiram 44,6% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2008, divulgou a empresa nesta quinta-feira (14).
As vendas líquidas somaram R$ 7,43 bilhões, enquanto as brutas foram de R$ 8,38 bilhões, expansão de 41,4% em relação ao quarto trimestre de 2008.
Excluindo-se as operações do Ponto Frio, a expansão das vendas líquidas foi de 17,6% e a das vendas brutas foi de 14%.
A empresa informou que as metas de 2009 para vendas brutas e de crescimento real no conceito "mesmas lojas", que se refere a pontos abertos há pelo menos 12 meses, foram superadas.
"Em 2009, as vendas brutas (excluindo Ponto Frio) atingiram R$ 23,33 bilhões [em relação à meta de R$ 23 bilhões], com crescimento real no conceito 'mesmas lojas' de 4,1%." A meta de expansão para o ano passado era de 2,5%.
'Bandeiras'
A companhia informou que todas as bandeiras do grupo tiveram performance positiva no quarto trimestre, motivadas por uma série de promoções que ampliaram o volume de clientes nas lojas no período.
As vendas brutas de produtos alimentícios em termos de mesmas lojas cresceram 8,4% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as de não-alimentos, foco da expansão do grupo com a aquisição do Ponto Frio e do acordo de união com as Casas Bahia, cresceram 17%, "com ênfase para as categorias de bazar, drogarias e eletro-eletrônicos".
As vendas de eletrodomésticos foram incentivadas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), informou o grupo em comunicado. As vendas em mesmas lojas do Ponto Frio subiram 22% nos últimos três meses de 2009, sobre o mesmo período do ano anterior.
Veículo: Portal G1