Capacitar o representante comercial autônomo é um os maiores desafios do setor atacadista. O sonho das empresas é que estes vendedores passem a atuar com consultores dos pequenos varejistas, orientando os donos dos mercados sobre o mix de produtos mais adequado, a maneira de expor os itens, entre outros pontos.
Para alcançar este objetivo, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vão ministrar 12 cursos em 2010, sendo seis de gerenciamento e os outros de questões operacionais. “A previsão é que, no final do primeiro semestre do ano que vem, os cursos tenham formado aproximadamente cinco mil representantes comerciais”, diz Carlos Eduardo Severini, presidente da Abad.
Atualmente, o atacado conta com 70 mil representantes comerciais. Outra meta importante é a realização da reforma tributária, diz Severini. “Cada estado tem uma legislação específica e é muito difícil para o atacado distribuidor, que entrega produtos pelo Brasil inteiro, lidar com isso. É como se entregássemos mercadorias para países diferentes. Pretendemos levar nossas reivindicações ao governo federal ”, completa Severini.
Veículo: Brasil Econômico