Com a melhora nas condições de vida, maior acesso à educação e às novas tecnologias, os consumidores das classes emergentes - hoje cerca de 100 milhões de pessoas, ou seja, 52% dos brasileiros-, novas vedetes do varejo, aprenderam a comprar e estão mais exigentes com relação ao atendimento, preço e qualidade dos produtos. É o que diz Mari Zampol, diretora de planejamento da CO.R Inovação, empresa de planejamento estratégico e ativação de marcas e produtos.
Para Mari, os consumidores com renda entre R$ 1 mil e R$ 4 mil, são especialistas na arte de pechinchar. "Hoje as pessoas usam melhor a informação e pesquisam mais os preços", conta. Segundo a diretora de planejamento da CO.R, as pessoas comparam também os juros antes de ir às compras. "No vacabulário deles a palavra juros é sinônimo de mal negócio", diz.
A diretora afirma que existe preocupação desse público em comprar bens duráveis e eletrônicos. "eles estão equipando mais a casa". Já o professor Nuno Fouto (Provar) acredita que essa parcela da população busca itens com maior valor agregado quando vai às compras no supermercado, por exemplo. "É importante perceber que, com mais dinheiro no bolso, eles estão sofisticando um pouco mais o consumo".
Veículo: DCI