Para as grandes redes de supermercados, as vendas de ovos de Páscoa e artigos da época são comprados em consignação com a indústria. Essa estratégia aumenta o empenho da indústria nas ações de vendas e promoção, o que segundo Diogo Paiva, responsável pela área de itens sazonais do Grupo Pão de Açúcar, ajuda a alavancar as vendas. "No Pão de Açúcar a operação de Páscoa é quase 100% consignada, mas temos pequenas exceções. E, quando você tem uma venda consignada o fornecedor participa da operação e isso ajuda muito", afirma.
Para Paiva, as parcerias com os fornecedores são fundamentais para alavancar as vendas sazonais da época e evitam encalhes e prejuízos por causa da exposição das mercadorias sensíveis ao calor a ao toque. "Ano passado, as vendas do grupo no nordeste não foram consignadas, por tanto não tivemos tantas ações e promoções nos pontos de vendas, o que prejudicou um pouco os resultados [na região]."
De acordo com o funcionário da rede, as vendas de Páscoa são o principal pico de vendas do primeiro semestre (sem considerar eventos como Copa do Mundo). Em 24 de fevereiro, acontecerá o São de Páscoa da Abicab - Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.
Veículo: DCI