Comunicação escrita deve ser direta e objetiva

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Grande parte das empresas usa o e-mail como ferramenta de comunicação interna. A tecnologia é um facilitador, mas não se deve cair na armadilha de imaginar que a língua portuguesa está fora de moda ou perdeu sua importância no mundo digital.
Pelo contrário: o cuidado com o idioma deve ser total, em todos as mensagens enviadas, seja para o público interno ou externo. "É lógico que [o executivo] não precisa ser um professor de português ou escritor", comenta Iris Gardino, professora de Comunicação Oral e Escrita dos cursos de MBA e capacitação gerencial da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP).

 

Segundo ela, as mensagens - especialmente aquelas ligadas a temas profissionais - devem ser objetivas. É preciso considerar que, hoje, todos os usuários de internet recebem um volume gigantesco de e-mails. Entre os executivos, considerando os e-mails de trabalho, esse número é ainda maior. "Acima de tudo, deve-se usar da simplicidade. Opte por textos simples, diretos e concisos", recomenda a professora. "Assim, não correrá o risco de errar na concordância, na regência e na pontuação."

 

De acordo com Iris, uma mensagem bem redigida consegue despertar o efeito desejado no destinatário. "Evite o uso de abreviações. Elas geram várias interpretações. Simplifique o uso dos verbos. Termos em inglês só devem ser usados quando não existir o correspondente no português", indica a professora.

 

Em áreas como tecnologia e marketing é comum o uso de palavras e frases em inglês. "Fica fácil a própria comunicação entre os profissionais. Mas, fora deste ambiente, prefira o português de origem", sugere.

 

Na opinião de Regina Giannetti, jornalista e palestrante, a comunicação dentro do ambiente corporativo precisa de um mínimo de formalidade. "Um texto provoca impacto e, com ele, um julgamento de valores. O executivo deve saber estruturar a mensagem e organizar as idéias", alerta Regina. "Também deve ficar atento quanto ao uso da pontuação ou à falta dela", acrescenta.

 

Quando o texto é importante, então, recomenda-se que o profissional invista um pouco mais de tempo em sua elaboração. E, neste caso, procure caprichar no português. Isso também contribui para a construção de uma boa imagem e de uma carreira de sucesso.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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