A Whirpool Latin America, fabricante das marcas Brastemp e Consul, entrou para o mercado de aspiradores de pó. A empresa está lançando seis produtos dessa categoria no Brasil e já sai em busca liderança no segmento. "Queremos conquistar nos próximos dois anos a liderança de mercado ao quadruplicar o volume total de vendas", afirmou ao DCI Andréa Apponi, gerente-geral de Marketing da categoria.
A decisão de investir no segmento surgiu da combinação do sucesso do primeiro aspirador de pó da Consul com o cenário do mercado brasileiro, que dobrou de volume nos últimos cinco anos, atingindo a marca de crescimento em torno de 12,3% ao ano, enquanto a taxa mundial é de 3,6%. Os números se mostram atraentes para os negócios, pois, em franco crescimento, esse tipo de produto ainda conta com apenas 13% de penetração nos lares do País.
Andréa também afirma que a Whirlpool Latin America pretende crescer entre 8% e 10% este ano e, para isso, serão investidos aproximadamente U$$ 250 milhões.
Parte dos US$ 100 milhões investidos em 2009 pela Whirlpool Latin America foram aplicados em ações de pesquisa, desenvolvimento de produtos e marketing no Brasil
No ano passado, a empresa atuou no mercado de aspiradores de pó por meio de um projeto piloto, que era um único produto da marca Consul, e rendeu para a companhia uma participação expressiva no segmento.
A aceitação deste primeiro modelo, segundo a executiva, estimulou a Whirlpool Latin America a desenvolver duas linhas capazes de atender aos diferentes perfis de consumidores potenciais de aspiradores de pó.
Veículo: DCI