A Procter & Gamble, a maior fabricante de produtos de consumo do mundo, registrou queda no lucro do quarto trimestre de 2009, de US$ 5 bilhões para US$ 4,66 bilhões, mas conseguiu superar as estimativas dos analistas. O plano de reduzir preços, em 10%, ajudou a aumentar o volume das vendas.
As vendas cresceram 6,4% para US$ 21 bilhões, depois de quatro trimestre seguidos de retração. A empresa - que vende no Brasil cerca de 30 marcas, entre elas fraldas Pampers e xampú Pantene - aumentou a expectativa de crescimento para as vendas orgânicas deste ano de 3% para 5%. E, reafirmou aumento de 6% para as vendas totais. Na América Latina, houve perda de fatia de mercado no setor de cuidados pessoais femininos devido a uma política de preços mais altos. No setor de produtos de higiene bucal, as vendas cresceram na casa de um dígito.
A Colgate-Palmolive, maior fabricante mundial de pasta de dente, também superou as estimativas dos analistas. O lucro líquido cresceu de US$ 497 milhões para US$ 631 milhões. As vendas subiram 11% para US$ 4,1 bilhões, informou a empresa.
Veículo: Valor Econômico