Vonpar cresce 14% e fatura R$ 1,6 bilhão no Sul do país

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Em três meses, gaúcha comprou três companhias de alimentos


   
A Vonpar Refrescos, quarta maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil, quer crescer pelo menos 12% neste ano. A distribuidora que atua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, bateu seu recorde de faturamento e de participação de mercado em 2009. Somou R$ 1,6 bilhão em vendas, com 14% de crescimento em relação a 2008.

 

Mas apesar de números tão robustos, a companhia não se contenta em vender apenas bebidas. Nos últimos três meses, o grupo comprou três empresas gaúchas do segmento de alimentos: o laticínio Mu-Mu, a fábrica de doces Wallerius e a chocolates Neugebauer.

 

Com 60,3% das vendas de refrigerantes nos Estados em que atua, segundo a Nielsen, o principal foco do grupo continua sendo a divisão de bebidas. A expectativa é de que o faturamento desse braço chegue a R$ 1,8 bilhão neste ano. O investimento, que em 2009 foi de R$ 150 milhões (R$ 120 milhões só em ações de marketing) este ano irá pular para R$ 220 milhões.

 

"É ano de Copa do Mundo e a Coca-Cola é a maior patrocinadora do evento. Vamos fazer muitas promoções na região da Vonpar para aumentar ainda mais nossa participação de mercado", afirma Augusto Cesar Parada, presidente-executivo da Vonpar Refrescos. No ano passado, segundo ele, a participação de mercado das marcas da empresa avançaram 5,1 pontos percentuais, o que fez a rentabilidade da franqueada crescer 10% em relação a 2008.

 

O bom resultado, segundo Parada, é fruto desse grande investimento em promoções e também da estratégia já adotada em 2008 de oferecer uma variedade maior de embalagens e de pacotes de produtos, com mais opções de desembolso para o consumidor.

 

A nova divisão de alimentos da Vonpar movimenta vendas de R$ 250 milhões ao ano - o que ainda é bem pouco. O investimento, entretanto, é uma boa estratégia para a empresa, segundo Eugenio Foganholo, consultor especialista em varejo e em bens de consumo. "Várias franqueadas da Coca-Cola diversificaram seus negócios, mas a escolha da Vonpar de atuar no ramo de alimentos me pareceu a mais acertada, uma vez que a distribuição e os canais de venda são praticamente os mesmos", diz ele.

 

Outras empresas do sistema Coca-Cola no Brasil (ao todo são 17) têm negócios em outras áreas. A maior parte delas, aliás, bem distantes do ramo de bebidas. A Brasal, do Distrito federal, por exemplo, tem uma divisão de comércio de veículos e outra de postos de combustíveis - além de uma incorporadora de imóveis.

 

A Vonpar não revela o quanto investiu nas aquisições feitas até agora e também não comenta sobre possíveis novas compras. Mas é certo que o negócio de bebidas ajuda a fomentar a atuação em alimentos.
 

 

Veículo: Valor Econômico


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