As empresas de alta tecnologia e baseadas em negócios na internet, como Apple, Nintendo, Google e Amazon.com, além da grife espanhola Zara, foram as marcas que mais ganharam posições na pesquisa “Best Global Brands 2008”, cujo resultado aponta as 100 marcas mais valiosas do mundo. Na outra ponta, afetados pela crise financeira que começou nos Estados Unidos e se espalhou para o resto do planeta durante a última semana, os bancos Merrill Lynch, Citigroup e Morgan Stanley são as empresas que mais despencaram no ranking das marcas.
A Coca-Cola se manteve na primeira posição, repetindo o desempenho apresentado desde a primeira edição da pesquisa, feita pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista norte-americana “Business Week”. Outro destaque vai para a IBM, que tomou a segunda posição da Microsoft, agora em terceiro lugar. O buscador Google subiu da 20ª para a 10ª posição.
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As 100 marcas mais valiosas do mundoEntre as novatas destacam-se a marca de roupas H&M (22ª), a agência de notícias Thomson Reuters (44ª), a fabricante de smartphones BlackBerry (73º), a grife Giorgio Armani (94ª), a rede de hotéis Marriott (96ª), a companhia de logística FedEx (99ª) e a administradora de cartões de crédito Visa (100ª).
“A lista reflete a economia global e, por conseqüência, a atual crise de crédito mundial. Mas ela também capta o crescimento dos países emergentes e a ênfase na sustentabilidade econômica”, afirma Jez Frampton, diretor-geral da Interbrand. “O complexo crescimento da economia global reforça a importância de proteger uma marca”, completa.
Segundo a consultoria, o crescimento dos mercados emergentes teve um impacto significativo sobre o ranking deste ano. “Com os clientes desses mercados acumulando riqueza e buscando demonstrá-la, as marcas de luxo são vistas como uma indicação clara de pertencimento à nova elite, esclarece um relatório da Interbrands. Assim, empresas como a Ferrari (pela primeira vez no ranking, em 93ª) e Prada (94ª para 91ª) conseguiram melhorar suas posições.
Abalados pela crise, bancos e instituições financeiras tiveram queda em relação à lista do ano passado: o Citigroup passou da 11ª para a 19ª posição, o Merrill Lynch (vendido na última semana ao Bank of America) despencou do 22º para a 34º lugar e o Morgan Stanley caiu da 37ª para a 42ª. Contudo, algumas empresas da área conseguiram se manter, como a American Express, na 15ª colocação.
Tecnologia
As companhias de tecnologia e telecomunicações estão bem representadas no ranking que elege as 100 maoires marcas globais. A gigante finlandesa dos celulares Nokia está em 5º lugar, a fabricante de chips Intel posicionou-se em 7º e a HP ficou em 12ª. Cisco, Samsung e Oracle ficaram em 17º, 21º e 23º, respectivamente. Completam o segmento Apple, Sony, SAP, Dell, Canon, Yahoo! e Motorola.
Para entrar na lista “Best Global Brands 2008”, cada marca precisa obter pelo menos um terço dos seus lucros fora do seu país de origem, ser reconhecida fora da sua base de clientes e ter dados de marketing e financeiros disponíveis ao público.
Veículo: Gazeta do Povo - PR