Iniciativa reduz custos para toda a cadeia de abastecimento e aumenta a competitividade do setor no país.
O mercado brasileiro de marcas próprias tem a partir de agora um dos únicos e mais respeitados processos de certificação de qualidade de produtos do mundo, a Certificação Abmapro, inédita no país. O selo, que leva o nome da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), foi desenvolvido pelo grupo técnico da entidade, com a participação de profissionais de empresas como Carrefour, Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS, além de indústrias que participaram de pilotos. Todo o programa é baseado nas principais e mais exigentes normas nacionais e internacionais de auditoria de processos de fabricação de produtos cujas marcas levam o nome do próprio estabelecimento ou são de sua propriedade.
Além de garantir ao consumidor que foram produzidos com o mais alto padrão de qualidade, a certificação diminui a burocracia para os fornecedores e fabricantes terceirizados e reduz os custos de produção, cuja economia pode até chegar ao preço final. Todos esses benefícios aumentam ainda mais a competitividade do setor de marcas próprias, que cresce ano a ano no país. Apenas em 2007, as vendas nos supermercados cresceram 27,3%, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em parceria com a Nielsen.
Antes da Certificação Abmapro, as indústrias passavam por auditorias específicas de cada varejista. A partir de agora, elas serão visitadas apenas uma vez, periodicamente, e avaliadas por meio de um check-list único e, ao receber a aprovação, terão seus processos de produção reconhecidos por todos os integrantes da cadeia de abastecimento brasileira. "Com isso, a Abmapro marca uma nova fase no controle de qualidade na fabricação de marca própria. O credenciamento dos fabricantes inclui, entre outros vários critérios, responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho", afirma a presidente da Abmapro, Neide Montesano.
A certificação é realizada por organismos credenciados e conta com o respaldo de importantes redes varejistas como Wal-Mart e Carrefour. "O apoio que a associação recebeu é sinal de que possui credibilidade e capacidade técnica", completa Neide Montesano. A adesão é voluntária e exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 40 empresas.
Veículo: Diário do Comércio - MG