Clima desfavorável diminui captação e preço do leite sobe 3,6% em fevereiro

Leia em 2min

Adversidades climáticas em janeiro diminuíram o volume de produção de leite na maioria das praças pesquisadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. O Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L) caiu 3,1% em janeiro frente ao mês anterior - considerando os meses de janeiro, este foi o maior recuo do ICAP-L/Cepea registrado para o período desde 2006. Vale ressaltar, no entanto, que o volume captado em janeiro de 2010 ainda é 4,2% superior ao do mesmo período de 2009. A estiagem observada em algumas regiões de Minas Gerais, o elevado volume de chuvas em São Paulo e o excesso de calor no Sul prejudicaram a produção de leite no Brasil.

 

Nesse cenário, o preço médio bruto pago ao produtor foi de R$ 0,6184 o litro em fevereiro (referente à produção de janeiro), valor 3,6% (ou 2,15 centavos) superior ao do mês anterior e 3,4% maior que o do mesmo período do ano passado. Essa foi a primeira alta nos preços do leite depois de cinco meses de consecutivas quedas.

 

Em algumas regiões de Minas Gerais não chove há mais de 30 dias, de acordo com agentes colaboradores do Cepea. Com isso, a produção de pastagem foi prejudicada e o volume de leite captado em janeiro diminuiu 3,4% no estado mineiro de dezembro para janeiro. Isso fez com que houvesse, até mesmo, uma maior disputa entre as empresas do setor para adquirir a matéria-prima.

 

Já em São Paulo, foi o excesso de chuvas que dificultou a manutenção da higienização dos animais, o que compromete a qualidade do leite produzido. Além disso, as precipitações de janeiro prejudicaram o transporte de leite, já que atrapalham o acesso às fazendas produtoras. A redução da captação no estado foi de 4,1% entre dezembro e janeiro.

 

No sul do País, as altas temperaturas em janeiro prejudicaram o bem estar animal, principalmente no Rio Grande do Sul. De acordo com colaboradores do Cepea, a maior parte do rebanho local é de origem européia (raça que sofre mais com o clima quente), comprometendo, conseqüentemente, a produção de leite. O ICAP-L/Cepea do estado gaúcho diminuiu 4,1% em janeiro. O início da entressafra e o clima desfavorável na maior parte das regiões produtoras do Brasil tendem a impulsionar os preços nos próximos meses.

 


Veículo: DCI


Veja também

Varejo usa Copa para ter volta às aulas recorde

Quem apostou na Copa do Mundo de Futebol para alavancar as vendas de material escolar se deu bem. Com a proximidade do e...

Veja mais
Começo de aulas eleva vendas de produto sazonal

Uma das principais fornecedoras de produtos para as lojas de papelaria, a Bic, presente nos principais estabelecimentos ...

Veja mais
Marketing esportivo prevê crescimento de 10% na Copa

As agências de marketing esportivo aceleram a realização de eventos e a captação de pa...

Veja mais
Setor de cosméticos aumenta lucro e prevê onda de aportes

A indústria de beleza passou longe da crise em 2009. De acordo com o presidente da Associação Brasi...

Veja mais
Captação cai e preço do leite sobe no país

A captação de leite continua recuando no país, o que fez os preços ao produtor subirem. De a...

Veja mais
A luta para limpar a geladeira americana

Para seu novo modelo de geladeira, a americana Whirlpool Corp., dona da Brastemp e da Consul, gastou meses no desenvolvi...

Veja mais
Batalha do 3D se alastra do cinema para a sala de estar

Audiovisual: Sony, Samsung, LG e Panasonic investem em TVs e outros dispositivos para uso em casa   O sucesso do ...

Veja mais
Calor faz indústria atrasar venda de ovos de Páscoa

Chocolates: Faturamento, no entanto, deve crescer, já que 85% do movimento se concentra no fim de março &...

Veja mais
Herdeiro do chá Matte Leão agora bebe café e vende lanche de cereais

O economista Antonio Carlos Leão foi o último membro da família de fundadores a comandar a Le&atild...

Veja mais