Supermercados vão investir R$ 200 mi

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Os supermercados mineiros deverão investir pelo menos R$ 200 milhões na abertura e reformas de lojas em 2010, dos quais R$ 120 milhões – 60% – serão desembolsados por apenas duas redes: Bretas Supermercados e a DMA Distribuidora, que reúne Epa, Epa Plus e Mart Plus. A estimativa é da Associação Mineira de Supermercados (Amis). O primeiro vai aplicar R$ 70 milhões na abertura de 12 novas lojas e na reforma de outras seis no interior de Minas, Goiás e Bahia. O segundo investirá R$ 50 milhões abrindo sete novas lojas na capital mineira e reformando outras cinco.

 

 

A expansão é a única saída encontrada pelos empresários brasileiros do ramo para manterem-se no mercado e se posicionar diante da tendência de concentração do segmento. Gigantes como Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar vêm consolidando suas posições no Brasil de forma cada vez mais agressiva. De acordo com o presidente da Amis, Estevam Duarte de Assis, que também comanda grupo Irmãos Bretas, a tendência de consolidação no setor é cada vez mais forte.


 

 “Mesmo o Bretas (que tem 59 lojas), ficou infinitamente menor do que as empresas da capital internacional. Nossa preocupação é que as empresas brasileiras continuem existindo nesse setor”, diz. No ano passado, a rede cresceu 17% e em 2010 estima uma expansão de 20%. O grupo DMA, por outro lado, reservou o ano de 2009 para “arrumar a casa”, afirma José Nogueira Soares Nunes, um dos sócios do negócio. “Nossa previsão para este ano é recuperar o ritmo perdido”, afirma. No ano passado, a DMA abriu somente uma loja em Belo Horizonte.


 

“Em 2010, a maior parte das lojas que vamos abrir são das bandeiras Mart Plus e Epa Plus. No ano passado crescemos entre 3% e 5%, mas em 2010 nossa previsão é crescer entre 10% e 12%”, avisa. A estratégia dos empresários brasileiros do segmento é continuar investindo e crescendo para não ser engolido pelas gigantes internacionais. “Num país em crescimento, não dá para não crescer. Se isso acontecer, a empresa perde a visibilidade, inclusive com o seu fornecedor”, avisa Assis.


 

Veículo - O Estado de Minas


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