Com Ponto Frio, grupo registra resultado líquido consolidado de R$ 591,6 milhões e Ebitda de R$ 1,5 bilhão no ano passado.
O Grupo Pão de Açúcar anunciou ontem os resultados do quarto trimestre de 2009 e do ano em dois formatos: o "consolidado", que inclui Sendas Distribuidora, Assaí Atacadista e, a partir do terceiro trimestre, os resultados da Globex (Ponto Frio); e "em bases comparáveis", sem contar o Ponto Frio.
No primeiro formato, consolidado, o lucro líquido do quarto trimestre foi de R$ 193,9 milhões, e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciação) alcançou R$ 493,7 milhões. A receita líquida foi de R$ 7,454 bilhões.
Para comparação entre os trimestres, no formato em base comparáveis, o lucro líquido do grupo foi de R$ 161 milhões, alta de 47,9% ante o contabilizado entre outubro e dezembro de 2008. O Ebitda no quarto trimestre somou R$ 516,6 milhões, 30,6% a mais que no igual período do ano anterior. A receita líquida atingiu R$ 6,046 bilhões, o que representa um aumento de 17,6%.
A empresa destacou que o lucro líquido no critério consolidado do quarto trimestre foi impactado por gastos não-recorrentes de R$ 63,6 milhões, referentes às despesas com a associação com a Casas Bahia e à baixa de créditos tributários realizados no período.
Em 2009, o lucro líquido foi de R$ 591,6 milhões, com Ebitda de R$ 1,5 bilhão e receita líquida de R$ 23,2 bilhões.
Em bases comparáveis (sem contar o Ponto Frio), a empresa registrou lucro líquido de R$ 597,5 milhões, 129,4% maior que os R$ 260,4 milhões de 2008. O Ebitda ficou em R$ 1,5 bilhão, aumento de 15,7% sobre o R$ 1,322 bilhão de 2008, com margem de 7,4%, ante 7,3% em 2008. Já a receita líquida atingiu R$ 20,769 bilhões, 15,2% superior aos R$ 18,033 bilhões do exercício anterior.
Tecnologia – O grupo anunciou a criação de um núcleo digital dedicado ao relacionamento com o cliente, negócios, produtos, serviços e processos realizados pela web. Segundo a empresa, os investimentos nesta área, que devem somar R$ 10 milhões este ano, visam expandir a interação de suas marcas na mídia virtual. O núcleo cuidará de todas as marcas da companhia.
Veículo: Diário do Comércio - SP