Otimismo nas vendas para o Dia das Mães

Leia em 1min 50s

Comércio de eletroeletrônicos, ultilidades do lar e roupas apostam em resultado positivo para a data.


A recuperação das vendas a prazo neste início de ano, conforme indicam as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) do mês de fevereiro (alta de 8% ante igual período do ano passado), e até a Copa do Mundo, que começa em junho, garantem perspectivas bastante positivas para o Dia das Mães de 2010. A data é a segunda melhor para o varejo, atrás apenas do Natal. "A comemoração do Dia das Mães será muito próxima ao início da Copa do Mundo de futebol, por isso a expectativa é de que muitas irão ganhar televisores de tela fina e outros aparelhos de imagem de presente", diz Emilio Alfieri, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).


Segundo Alfieri, muitos presentes das mães, na verdade, são direcionados para o lar e isso explica a boa expectativa de venda da linha marrom, representada pelos eletroeletrônicos. "Além disso, ainda existe uma demanda reprimida do consumidor, que no ano passado preferiu ter certeza da manutenção do emprego antes de entrar dívidas de prazo longo", observa o economista, lembrando dos efeitos negativos da crise no Brasil. "Como as perspectivas para este ano são muito melhores, as pessoas agora podem comprar mais bens duráveis, por exemplo", acrescenta.


Adriana Ferri Barreto Rogano, proprietária da Oren, loja de utilidades para o lar, também está otimista. "O varejo sempre concentra as estratégias de vendas do primeiro semestre para o Dia das Mães e conosco não é diferente", afirma a lojista.


Ela reconhece que ainda há um pouco de preconceito em relação à decisão de dar objetos ligados ao lar como presente para as mães. "Mas até essa visão tem mudado porque a cozinha de hoje é mais aconchegante e decorativa – perdeu aquela imagem de um espaço apenas para a mãe trabalhar. Essa mudança de mentalidade ajuda bastante as nossas vendas", diz Adriana. Tanto é assim que tradicionalmente a Oren abre as portas no fim de semana anterior à data que, neste ano, será em 9 de maio.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Carrefour vende R$ 6 mi em seu 1º dia na internet

Com aproximadamente 1 milhão de acessos em seu novo portal de vendas, a rede de supermercados Carrefour alcan&cce...

Veja mais
Trigo vai "imitar" o arroz e terá novo padrão de qualidade

A definição do padrão oficial de classificação que já está em vigor par...

Veja mais
Pão de Açúcar lucra

Com Ponto Frio, grupo registra resultado líquido consolidado de R$ 591,6 milhões e Ebitda de R$ 1,5 bilh&a...

Veja mais
Nestlé inaugura unidade em Carazinho

Ao inaugurar oficialmente hoje uma unidade industrial em Carazinho, a Nestlé aumenta sua presença no merca...

Veja mais
Supermercados cobram mais que os preços dos encartes

Consumidor deve pagar somente o valor anunciado nas promoções   Dani Costadani.costa@diariosp.com.b...

Veja mais
Carrefour quer brigar por telefonia e atacado

Com as operações brasileiras em alta, puxando os resultados globais da varejista francesa Carrefour, a fil...

Veja mais
Catarinense Cordilat inova e já incomoda rivais de maior porte

A companhia de laticínios catarinense Cordilat começa a incomodar as grandes do setor. O trunfo da empresa...

Veja mais
Carrefour planeja ter lojas em toods os estados até 2011

Norte e Nordeste são a última fronteira para o grupo francês, que deve investir R$ 2,5 bilhõe...

Veja mais
Para BNDES, criação de 'superfarmacêutica' nacional está próxima

Saúde: Meta é permitir competição com grupos multinacionais e gerar inovação t...

Veja mais