Consumidor deve pagar somente o valor anunciado nas promoções
Dani Costa
dani.costa@diariosp.com.br
Pesquisar os encartes promocionais dos supermercados pode gerar uma boa economia nas compras do mês, mas nem sempre o preço ofertado está disponível nas prateleiras. Por isso, é preciso atenção redobrada. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor — Proteste mostrou que em nove de 19 estabelecimentos analisados mantêm preços diferentes dos panfletos.
Outro problema encontrado é a falta de produtos anunciados nas promoções. Segundo a pesquisa, 10% dos anúncios não foram encontrados nos supermercados. Em São Paulo, foram encontrados problemas no Econ, Assai, Carrefour, Compre-Bem e Walmart.
A dona de casa Maria José da Silva, de 37 anos, sempre recorre aos encartes para saber as promoções. “Muitas vezes acontece de chegar ao supermercado e já não ter mais, ou mesmo de encontrar um preço mais alto que o anunciado. Quando é assim, procuro outro mercado”, disse.
O grupo Pão de Açúcar informou que os preços diferentes dos anunciados foram por problemas operacionais pontuais. O Carrefour disse que os produtos em promoção podem terminar antes do previsto, razão pela qual constam nos anúncios a quantidade disponível para venda e as lojas participantes.
O Assai e o Compre-Bem esclareceram que em eventual divergência de preços, é norma que o valor cobrado seja sempre o menor.
Veículo: Diário de São Paulo